Notícias

Fapeal promove evento interno de promoção da saúde

Colaboradores receberam orientações sobre hipertensão

"“Nossa preocupação não é só com a situação aqui dentro e com o que servidor sente no ambiente de trabalho. Também queremos saber se cada um está cuidando da sua saúde e tendo qualidade de vida lá fora”, explica Lília Aguiar, Gerente de RH da Fapeal
A fisioterapeuta Lília Aguiar, Gerente de RH da Fapeal, afere pressão de colaborador.

Nesta quinta-feira (30/4), os colaboradores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) tiveram uma prévia de feriado do Dia do Trabalhador em clima de cuidados pessoais. A equipe recebeu orientações sobre o papel da alimentação e do estilo de vida na prevenção da hipertensão arterial. Em 2013, a doença já afetava 19% dos alagoanos, de acordo com dados da Pesquisa Nacional em Saúde (PSN) do IBGE.

O evento interno foi mais uma edição do Momento Saúde, iniciativa da Gerência de Recursos Humanos, que conta com profissionais com formação em Fisioterapia, Nutrição e Psicologia em sua equipe. O tema foi escolhido devido ao Dia Mundial de Prevenção da Hipertensão Arterial, ocorrido no último dia 26.

O momento começou com uma palestra da nutricionista convidada Alice Santana, que explicou os principais sintomas da condição crônica e as complicações que podem ocorrer se o tratamento for negligenciado. Depois, os participantes puderam ter sua pressão aferida, e ainda degustaram um suco funcional.

“O maracujá com chuchu tem o efeito desejado de hipotensor, relaxa, porém, jamais substitui medicamentos. O suco é para ser apreciado, então acrescentamos hortelã e água de coco para dar sabor”, explica Sthefany Lays Franco, estudante de nutrição e bolsista interna da Fapeal.

Prevenção

A Gerente de Recursos Humanos da Fundação, a fisioterapeuta Lília Aguiar, explica que o Momento Saúde foi concebido como um instrumento para contribuir com o bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores.

“Nossa preocupação não é só com a situação aqui dentro e com o que servidor sente no ambiente de trabalho. Também queremos saber se cada um está cuidando da sua saúde e tendo qualidade de vida lá fora”, explica.

A doutora Alice Santana aprovou a iniciativa de trazer informação preventiva para a rotina dos profissionais. “Quanto mais as pessoas se informarem, menores vão ser as chances de elas se tornarem hipertensas ou desenvolverem complicações devido à hipertensão”, concluiu.