Notícias

Fapeal articula curso de Inglês para comunicação científica

Foto: garryknight/ Flickr Commons
Foto: garryknight/ Flickr Commons

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) convida a comunidade acadêmica a participar da Chamada para Promoção de Cursos de Curta Duração para Desenvolvimento de Habilidades em Comunicação Científica – Researcher Connect.

O curso consiste em três dias de práticas realizadas totalmente em língua inglesa e é voltado para pesquisadores que publicam artigos e apresentam comunicações científicas neste idioma. Nele, serão apresentadas técnicas para melhorar a fluência destas atividades.

A Fapeal é uma das 17 fundações no país a serem beneficiadas com uma edição do curso, que deverá ser realizado no Estado no mês de outubro, em data a ser definida.

Nesta chamada serão selecionados pesquisadores ou professores de uma instituição de pesquisa ou de ensino superior para atuarem como coordenadores de curso. Representantes de Pró-Reitorias de Pesquisa, Pró-Reitorias de Pós-Graduação, departamentos e programas de pós-graduação em Alagoas são considerados elegíveis para realizar uma edição dos cursos do Researcher Connect em sua instituição.

Cada candidato deverá propor um curso com duração de três dias, a ser realizado em sua instituição, de acordo com o calendário do Item 6 da chamada. Cada instituição pode sediar um único curso por ano e, dado o caráter institucional do programa Researcher Connect, a Fapeal aceitará apenas uma proposta por instituição.

O edital está disponível em http://www.fapeal.br. Nele se encontram os critérios de elegibilidade e os links para as submisões, que devem ser feitas online e em inglês, através deste formulário. Os sistemas de submissão da Fapeal não devem ser utilizados para esta chamada.

Parceria Internacional

A iniciativa é fruto um convênio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), do qual a Fapeal é membro, com o British Council, que é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais.

O acordo, chamado Newton Fund (Fundo Newton), disponibiliza recursos britânicos para promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, por meio de pesquisa, da ciência e da tecnologia. A chamada Research Connect é uma das atividades previstas no acordo.