Desenvolvimento Rural e Biodiversidade
O British Council, com a utilização de recursos do Newton Fund no Brasil, e as Fundações de Amparo à Pesquisa de Alagoas (FAPEAL), Distrito Federal (FAPDF), Goiás (FAPEG), Maranhão (FAPEMA), Mato Grosso do Sul (FUNDECT), Minas Gerais (FAPEMIG), Pará (FAPESPA), Paraná (Fundação Araucária), Santa Catarina (FAPESC), São Paulo (FAPESP) e Sergipe (FAPITEC) se unem à chamada global 2017/2018 do programa Institutional Links.
O que é o Institutional Links
O Institutional Links, operacionalizado pelo British Council, aceita propostas para um conjunto de atividades de cooperação entre instituições brasileiras e britânicas incluindo workshops, missões, palestras e outras atividades de intercâmbio que podem ser realizadas por um período de até dois anos.
O programa é destinado a estabelecer conexões além do nível individual do pesquisador e do agente de inovação, expandindo oportunidades para colaborações mais sustentáveis e orientadas à solução de problemas entre grupos acadêmicos, setor privado e terceiro setor (ONGs, pequenas e médias empresas, centros de transferência de tecnologia e outras organizações sem fins lucrativos).
Orientações para candidatura
Esta chamada visa incentivar parcerias entre instituições localizadas nos estados elegíveis e instituições britânicas de ensino superior e/ou pesquisa, dentro de inovação social, nas áreas de Desenvolvimento Rural e Biodiversidade, a ser abordado de forma interdisciplinar, envolvendo pesquisa aplicada e tendo como foco central o desenvolvimento de capacidades de alcance direto a atores relevantes das áreas contempladas.
Esta chamada irá financiar propostas com orçamento mínimo de £ 100.000 (cem mil libras esterlinas) e máximo de £ 140.000 (cento e quarenta mil libras esterlinas).
As propostas devem ter duração entre 18 e 24 meses e compreender os temas elegíveis dos respectivos estados, descritas no item Orientações Temáticas.
Elaboração de propostas
Cada proposta deve ter um proponente brasileiro e outro proponente do Reino Unido, e ser submetida conjuntamente no site global do British Council. Ambas as instituições, brasileira e britânica, devem ter capacidade de administrar a concessão.
Instituições selecionadas poderão incluir instituições parceiras (sem fins lucrativos) associadas para a execução do projeto. Pesquisadores líderes são encorajados a incluir em suas propostas parceiros associados afiliados a outros estabelecimentos de pesquisa ou ensino superior e centros de transferência de tecnologia (technology transfer offices).
PROPONENTE PRINCIPAL BRASILEIRO
Poderão enviar propostas apenas as instituições brasileiras que estejam localizadas nos estados participantes desta chamada e que atendam aos critérios de elegibilidade específicos de seu respectivo estado, conforme tabela abaixo:
Estado | Instituições Elegíveis |
Alagoas | Institutos de Pesquisas, Museus, Fundações e outros. |
PROPONENTE PRINCIPAL BRITÂNICO
Os proponentes britânicos devem ser pesquisadores seniores de instituições de ensino superior ou organizações de pesquisa sem fins lucrativos ou Catapult Centres, demonstrando também a relevância de seu trabalho nos temas do escopo desta chamada. Serão consideradas evidências de relevância: títulos, publicações, colaborações internacionais, orientação, experiência/vivência.
Como encontrar instituições parceiras no Reino Unido
A Univesities UK – UUKi ajuda organizações brasileiras a encontrar instituições com interesses similares no Reino Unido para projetos do British Council financiados pelo Fundo Newton. Para encontrar um parceiro britânico, preencha o formulário no site da UUKi (em inglês) e seu anúncio ficará disponível para a comunidade acadêmica do Reino Unido.
Em caso de dúvidas, escreva para newton@international.ac.uk indicando o assunto “Institutional Links 2017/2018 – Brazil April call”.
Orientações temáticas
As propostas deverão atender, obrigatoriamente, aos seguintes recortes temáticos elegíveis por estado:
ALAGOAS
Sem recorte temático.
Apoio do Sistema CNA/SENAR
O Sistema CNA/SENAR é composto por três entidades: a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que representa os produtores rurais brasileiros de pequeno, médio e grande portes; o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), responsável pela Assistência Técnica, Formação Profissional Rural e ações de Promoção Social a homens e mulheres do campo; e o Instituto CNA que desenvolve estudos e pesquisas sociais voltados para o setor agropecuário.
O Sistema CNA/SENAR atua de forma descentralizada, desenvolvendo atividades em 26 estados mais o Distrito Federal, por meio das Administrações Regionais. Tal capilaridade tem permitido ao SENAR atender produtores e trabalhadores rurais por todo Brasil.
Projetos selecionados pelo edital poderão utilizar, na medida do possível e quando necessário, o apoio do SENAR nos diferentes estados, de acordo com a disponibilidade do sistema.
Orçamento disponibilizado
A chamada financiará propostas entre £ 100.000 (cem mil libras esterlinas) e £ 140.000 (cento e quarenta mil libras esterlinas); 50% deste recurso será disponibilizado pelas fundações de amparo à pesquisa participantes e os outros 50% serão disponibilizados pelo British Council com recursos do Fundo Newton.
Como se candidatar
Cada proposta deve ter um proponente dos estados referidos acima e outro proponente do Reino Unido e ser submetida conjuntamente em duas partes no site global do British Council .
Importante: as propostas deverão ser enviadas totalmente em inglês.
Prazo para entrega das propostas
Esta chamada será encerrada em 13 de junho de 2017.
Avaliação e resultados
A avaliação das propostas será realizada por meio do Comitê Científico Independente, no Reino Unido, e pelos parceiros no Brasil. O resultado será divulgado no site do British Council Brasil em meados de setembro de 2017.
Dúvidas
Para dúvidas em relação ao formulário e à chamada global, entre em contato (em inglês) pelo e-mail newton@international.ac.uk.
Em caso de dúvidas quanto à elegibilidade de sua organização, entre em contato pelo e-mail newton@britishcouncil.org.br.
Links externos