A Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural trouxe a décima edição do seu encontro Nordeste (Sober NE) para a cidade de Arapiraca. O evento foi aberto na quarta-feira (18) e prossegue por mais dois dias, dedicados ao debate das questões da ruralidade na região.
Organizado pelo curso de Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca, o encontro é importante porque leva para o interior do estado a produção de conhecimento sobre as questões essenciais para o desenvolvimento local.
Dos 230 trabalhos acadêmicos submetidos, 137 atenderam aos critérios científicos propostos para apresentação no evento, que reúne pesquisadores em nível de graduação e pós-graduação de vários estados do Nordeste.
Dentre os temas discutidos, estão agricultura familiar, políticas públicas para o campo, agronegócio, meio-ambiente e ciência, tecnologia e inovação aplicadas à agricultura.
“O que queremos é pensar Alagoas a partir de Alagoas”, comentou o professor Renato Miranda, um dos organizadores.
Apoio
O 10º Sober NE foi um dos 20 eventos beneficiados pelo edital de Auxílio à Organização de Apoio à Reunião Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e também contou com o apoio do Banco do Nordeste e do Ministério da Educação através da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes).