Notícias

Fapeal é homenageada por turma de doutorandos em Educação

Doutorado é uma parceria entre as Universidades Estadual de Alagoas e Federal do Rio Grande do Sul

 A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) recebeu uma homenagem simbólica de uma turma de 17 alunos do Dinter em Educação, a primeira turma de um doutorado interinstitucional oferecido em parceria pelas Universidades Estadual de Alagoas (Uneal) e Federal do Rio Grande do Sul.

A homenagem simbólica, em forma de uma estátua de guerreiro, foi entregue nesta terça-feira  (25), ao diretor-presidente da Fundação, professor Fábio Guedes.

O motivo do reconhecimento foi o apoio que a Fapeal concedeu ao ceder seu auditório para o primeiro semestre das aulas do mestrado, que tem quatro semestres ao todo.

Por exigência da UFRS, o primeiro tinha que ser em Alagoas. Os três restantes, acontecerão na universidade em Porto Alegre.

“Nós chegamos à conclusão que a Fapeal foi além do proposto”, explica o professor Wellington Silva, que se afastou das atividades de pró-reitor e docente da Uneal para se dedicar ao doutoramento.

“Durante este período fomos tratados com toda a atenção e carinho pelos vigias, recepcionistas e funcionários da copa. O próprio chefe de gabinete sempre se disponibilizou a nos atender. Nos sentimos em casa”, acrescenta.

“Atualmente, a Uneal é a instituição de ensino superior em Alagoas que mais tem investido na qualificação de seus professores”, observa o professor Fábio Guedes. “Esse Guerreiro de Alagoas que nos foi presenteado pelo grupo de doutorandos simboliza o reconhecimento do compromisso da Fapeal com todo esse processo”.

O reitor da Uneal, professor Jairo Campos,e o pró-reitor de Pesquisa, professor Cristiano Cezar Gomes, também receberam suas respectivas homenagens do grupo de colegas, todos docentes da Universidade Estadual que, em breve, poderão continuar a contribuir com a instituição enquanto doutores.

Investimento com retornos

 O número de titulados pesa nos indicadores exigidos pelo Ministério da Educação (MEC) na hora de conceder recursos para infraestrutura, formação de recursos humanos e pesquisa.

 A perspectiva é que a Uneal ultrapasse 30 novos doutores nos próximos cinco anos, levando em conta também o Dinter em Letras, com a Universidade Estadual de Maringá, no Paraná.

 A Universidade Estadual tem sido alvo de políticas específicas da atual gestão do Governo de Alagoas, por meio da Fapeal. De acordo com dados da Fundação, o investimento na Uneal aumentou 239% entre 2015, quando o aporte financeiro em auxílios à pesquisa e eventos foi de R$ 54 mil, e 2016, chegando a R$184 mil.