Notícias

Arquivo da Fapeal recebe grupo de estudos da Ufal

O gerenciamento eletrônico de documentos da Fundação serviu de case para treinamento e visita técnica

Auditório da Fapeal

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas recebeu a vista do Grupo de Estudo D. Isabel Macintyre, ligado à Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (GEDIM Ensefar/Ufal), nesta sexta, 23/2.

Na programação, treinamento sobre o gerenciamento eletrônico de arquivos, a partir do modelo utilizado pelo arquivo da Fapeal, que foi estruturado e é coordenado pela professora Rosaline Mota, bibliotecária doutora em ciências da informação.

A turma foi composta principalmente por pesquisadores do GDIM, que é coordenado pela professora Regina Maria dos Santos, doutora em enfermagem e superintendente do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA). Participaram também alunos do curso de biblioteconomia da Ufal e profissionais do mesmo hospital, que atuam com ouvidoria e organização de documentos.

“Normalmente, as pessoas não estão tecnicamente preparadas para cuidar de acervos”, observa a professora Rosaline Mota. Por isso, o treinamento incluiu as etapas de planejamento de acervo, digitalização de documentos e gestão eletrônica das cópias físicas e digitais.

A professora Laís de Miranda, da Ensefar, dedicou seu doutorado à linha da história história da enfermagem. Como a atividade dos historiadores está intimamente ligada à guarda documental adequada e à arquivologia, ela descreve a experiência do curso como bastante proveitosa para o GDIM: “Aprendemos consideravelmente como organizar um acervo dos documentos históricos e começamos a pensar como organizar um centro de memória para os documentos antigos que há na Escola de Efermagem da Ufal”, relata.

O treinamento foi concluído com uma visita técnica ao arquivo da Fapeal, facilitada pelo analista de sistemas Victor Tenório, que é colaborador do setor e mestrando em modelagem computacional do conhecimento.

 

Comments (1)

  1. […] os próprios estudantes passem a citar as elaborações da pós-graduação, e seus estudos sejam publicados um dia da mesma […]

Comments are closed.