DestaqueNotícias

Escolas da rede estadual vão receber a ‘Fapeal em Revista’

314 escolas receberão seus exemplares

Com uma linguagem mais leve e atraente, a revista mostrará os resultados das experiências científicas desenvolvidas em Alagoas e as possibilidades que os jovens têm de participar dessas iniciativas (Foto: Ascom Fapeal)
Com uma linguagem mais leve e atraente, a revista mostrará os resultados das experiências científicas desenvolvidas em Alagoas e as possibilidades que os jovens têm de participar dessas iniciativas (Foto: Ascom Fapeal)

Tárcila Cabral

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) estreou sua revista de popularização da pesquisa junto à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), nesta quarta (2). Na ocasião, estavam reunidos 13 gerentes regionais de educação, representando, ao todo, 620 escolas da rede estadual de ensino.

O jornalista que responde pela elaboração e editoração final da revista, Fabiano Melo Quirino, entregou os exemplares destinados às instituições e esclareceu dúvidas pertinentes à criação e produção textual do produto. Cada um vinha acompanhado por uma carta do diretor-presidente da Fundação, apresentando o períodico e reiterando a parceria entre Fapeal e Seduc.
Os gestores serão os responsáveis por propagar a revista nas escolas, dinamizando o teor cientifico entre os alunos. O ideal é introduzi-los à realidade acadêmica, ampliando a perspectiva de suas trajetórias de estudo e despertando habilidades de pesquisa.

“A proposta da revista é, através de uma linguagem mais leve e atraente, mostrar os resultados da ciência alagoana e as possibilidades que estes jovens têm de participar dessa roda da ciência. Na reunião de hoje, com as gerências regionais de educação, nós buscamos fazer uma parceria para que eles usem a logística deles para distribuir a revista, afim de que esses jovens saibam que há uma Fundação que pode apoiá-los em projetos além da educação básica”, apontou Fabiano Melo Quirino.

Garantido este incentivo, os alunos ficam estimulados a desenvolver as próprias produções científicas, cujos objetos finais poderão servir de tema para as reportagens da Fapeal em Revista. Um exemplo exitoso disso são os projetos elaborados a partir do Programa de Iniciação Científica Jr, que contempla estudos na educação básica e profissionalizante.
As escolas que nutrem esta parceria com a Fapeal estão primando não só pelo aprimoramento da didática, mas também intensificando seus propósitos e concebendo uma base acadêmica inicial para os envolvidos.

Professor Cícero Pinheiro
Professor Cícero Pinheiro

 

“A revista representa um leque maior de oportunidades para os nossos alunos, que já começam a despertar para o saber científico nas escolas, ainda no Ensino Fundamental. Este canal aberto é muito viável para que eles tenham seus trabalhos reconhecidos e publicados por uma revista como a da Fapeal. Isto facilitará a viabilidade deles adentrarem na universidade pública, como também na oportunidade de ingressarem em mestrados e doutorados, pois seus trabalhos já poderão estar inseridos nesse contexto”, frisou Cícero Pinheiro, Gerente Regional da 12º Região, situada em Rio Largo.