Objetivo é impulsionar a pesquisa local e a criação de soluções tecnológicas para melhorar setor produtivo
O diretor-presidente da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve/AL), Antonio Pinaud, alinhou com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, temas relativos à tecnologia, pesquisa e inovação, assuntos prioritários para o governo do Estado.
A intenção é impulsionar a pesquisa local e a criação de soluções tecnológicas que melhorem a atuação do setor produtivo. A parceria permitirá a integração entre as instituições, aliando os esforços para o desenvolvimento de Alagoas.
Pinaud fez uma rápida apresentação das instalações da Desenvolve e relacionou brevemente as próximas metas a serem cumpridas pela entidade, ressaltando a importância da aproximação entre as duas organizações. Ambas contam com um parceiro em comum: a Financiadora de Estudos e Pesquisa (Finep), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
“Discutir tecnologia e inovação para o Estado é sempre necessário, uma vez que estamos dando um grande passo para fazer com que Alagoas seja dotada das condições necessárias para pôr em prática as metas traçadas para o setor produtivo com muito mais agilidade, tecnologia e inovação”, defendeu o diretor-presidente da Desenvolve.
Desde o ano passado, a Desenvolve está credenciada junto à Finep como um agente financeiro responsável pela execução do programa Inovacred. O objetivo do programa é oferecer financiamento a empresas de receita operacional bruta anual de até R$ 90 milhões, para aplicação no desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, e no aprimoramento dos já existentes. Como também para aplicação em marketing ou inovação organizacional que visem ampliar a competitividade das empresas no âmbito regional ou nacional.
Antonio Pinaud ressaltou que pretende aprofundar o papel da Desenvolve na indução à inovação no Estado. “Essa indução ocorre desde o fomento a polos, parques e distritos, passando por projetos em incubadoras de negócios, até universidades e centros tecnológicos. E o Inovacred é vital neste esforço junto ao setor produtivo alagoano”, comentou.
Fábio Guedes destacou, entre os diversos programas da Fundação, o Tecnova para estabelecer uma aproximação mais profícua com a Desenvolve. O objetivo do Tecnova é criar condições financeiras favoráveis e apoiar a inovação – por meio de recursos de subvenção econômica – para o crescimento rápido de um conjunto significativo de empresas de micro e pequeno porte, com foco no apoio à inovação tecnológica e com o suporte aos parceiros estaduais.
Segundo Guedes, a Fapeal poderá repassar informações sobre empresas que já foram apoiadas pelos editais do Tecnova para terem seus projetos apoiados e os investidos assegurados pela Desenvolve.
De acordo com Fábio Leão, diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, também presente à reunião, a união de forças das duas organizações contribuirá para inserir a inovação na pauta empresarial alagoana. “A continuidade dos projetos apoiados pelo Tecnova com investimentos a longo prazo por parte da Desenvolve, garantirá às empresas a perenidade de seus negócios e o incentivo ao lançamento de novos produtos no Estado, resultando em ganhos de competitividade para as empresas e contribuição ao Produto Interno Bruto (PIB) alagoano”, disse Leão.
por Eliete Amâncio, publicada originalmente em Agência Alagoas