O diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), João Vicente Lima, divulgou mais detalhes sobre o Edital do Pibic Jr, lançado na semana passada, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com submissões abertas até 15 de junho.
As informações foram repassadas na manhã desta terça-feira (12/5), em entrevista concedida ao vivo ao Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta. A entrevista pode ser vista aqui.
Por meio do Edital, a Fundação disponibilizou 204 bolsas de iniciação científica para estudantes do ensino médio, inclusive profissionalizante que, uma vez selecionados, desenvolverão pesquisas orientadas por um professor de uma universidade local. Nesta chamada, são 90 bolsas para orientadores ligados à Ufal, 70 para o Ifal e 44 para a Uneal.
O diretor explicou que os professores pesquisadores interessados em ser orientadores desses alunos devem procurar as escolas e selecionar os bolsistas, segundo os critérios constantes no Edital. Mas há também os casos em que escolas podem procurar as universidades e demonstrar interesse. Depois da seleção, o próximo passo é submeter um projeto de pesquisa à Fapeal, por meio do site www.fapeal.br.
Os temas a serem investigados podem ser de qualquer área do conhecimento, e as bolsas, no valor de R$ 100,00, serão fornecidas durante 12 meses.
“O maior valor do Pibic Jr, conhecido como Bic Jr, é dar oportunidade para esses estudantes de ingressarem no mundo científico, de aguçarem sua curiosidade para os fenômenos que podem ser estudados por meio de métodos científicos, e com isso ampliar suas opções de vida, de carreira e de leitura de mundo. O que se quer com esse tipo de bolsa é lançar uma semente”, afirmou o diretor após a entrevista à TV.
O cronograma completo, assim como os critérios de seleção e demais informações podem ser lidos no Edital disponibilizado aqui.