Prevenção de diabetes e práticas fisioterapêuticas foram o mote desta edição
Diminuir as tensões do dia e dia e conscientizar os funcionários para o próprio bem estar. Foram estes os pontos focais do Momento Saúde desta sexta-feira, 27, evento interno da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), realizado por sua Gerência Executiva de Valorização de Pessoas, com o intuito de promover a qualidade de vida e o bem-estar dos funcionários.
Primeiro os colaboradores ganharam sessões de quiropraxia, um ramo da fisioterapia voltado ao realinhamento da coluna e articulações e relaxamento muscular, numa perspectiva de diagnóstico, tratamento e prevenção, ministradas pelo massoterapeuta José Ferreira e pelo fisioterapeuta Diogo Henrique Barros.
“Às vezes, a pessoa nem imagina o quanto está tensa. Estou saindo daqui realmente relaxada e deveria haver momentos assim sempre. É uma das coisas mais essenciais, porque a gente trabalha com corpo e mente”, opinou a colaboradora Ingrid Neiva.
Além disso, os colaboradores com queixas específicas também ganharam uma cuidadosa sessão de acupuntura.
“Um número significativo dos atestados médicos para o trabalho são por causa de condições na coluna, que podem ser incapacitantes, devido à má postura e condições de trabalho. Isso vai piorando porque os ambientes não se adéquam. Mas uma técnica como essa pode eliminar problemas corriqueiros como dores lombares e dores de cabeça”, explica Barros.
Alimentação
Num segundo momento, a mestra em nutrição Cristianni Cavalcante ministrou a palestra “Diabetes: Abordagem Nutricional”, mostrando as relações da alimentação com a doença e seguindo os princípios do Guia Alimentar para População Brasileira, documento do Ministério da Saúde, voltado para a promoção de uma alimentação adequada e saudável.
Foram discutidos temas quotidianos, como a necessidade de tomar cuidado com os adoçantes, as diferenças entre diet e light e o índice glicêmico de vários alimentos rotineiros, ou seja, seu teor de açúcar e a forma de sua absorção pelo organismo.
“O segredo é ler os rótulos e prestar mais atenção no que levamos para nossas casas. A educação nutricional é a base, sem a qual nenhum plano nem dieta deveriam acontecer. Ela deve fazer parte do dia a dia. Quando temos isso, a qualidade de vida melhora em qualquer ambiente”, concluiu.
O momento Saúde tem programação bimestral.