Continuidade de programa que financia empresas inovadoras foi principal ponto de pauta
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) recebeu, na tarde desta sexta (18), representante da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), que concede recusos financeiros para projetos e infraestrutura dedicados à inovação tecnológica e empresarial no país.
Na reunião, o diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, apresentou os programas da Fundação e as necessidades de formação em educação e pesquisa em Alagoas ao presidente da Finep, Wanderley de Souza.
Com a participação de representantes das áreas científica e financeira da Fapeal, também foram abordados pontos de pauta como divulgação científica, projetos de infraestrutura e as perspectivas de aplicar ciência, tecnologia e inovação às demandas da segurança pública.
Foram discutidas, ainda, questões de articulação política do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
“Disponibilizamos contrapartidas para programas com propostas concretas”, assinalou Wanderley de Souza, que apresentou os rumos da Finep em estreita consonância com as diretrizes do MCTI e confirmou a tendência de aplicar ciência, tecnologia e inovação às necessidades das políticas públicas.
“O Ministério procura estabelecer as prioridades de CTI ouvindo outros ministérios, e nas parcerias com os estados, ouvindo o que pensam as instituições locais”, expôs o gestor da Finep.
Fábio Guedes observou que a visita representa o estreitamento da parceria já existente, mas destacou que se trata de um marco porque “pela primeira vez, um presidente da Finep vem discutir temas prioritarios para Alagoas e para a Fapeal na própria Fundação”.
Inovação como Prioridade
Num momento em que a Finep está prestes a definir seu orçamento para 2016, o assunto mais concreto da reunião foram as perspectivas de prosseguimento da execução do Tecnova.
Desde 2014, este programa, fruto de uma parceria entre o Governo de Alagoas e MCTI, através de suas executoras Fapeal e Finep, vem beneficiando 13 micro e pequenas empresas de Alagoas, por meio de edital de recursos de subvenção econômica (não reembolsáveis), entre R$ 238 mil e R$ 499 mil, que foram investidos no desenvolvimento de processos e produtos inovadores, como o aplicativo Handtalk, por exemplo.
Articulação
A continuidade do Tecnova foi apresentada pela Fapeal enquanto uma demanda consensual do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap).
“Temos uma clara demanda dos empresários locais e pretendemos assegurar a qualidade das propostas apresentadas para a próxima chamada pública do Tecnova através de oficinas para os interessados”, adiantou a coordenadora de Projetos Especiais e Inovação da Fapeal, Juliana Khalili.