Notícias

Fapeal expõe políticas de fomento na Semana do Economista

Presidente da Fapeal articulou uma palestra sobre os desafios e avanços da CT&I para estudantes de Economia da Ufal

 

Promover o diálogo científico no campo da graduação é um compromisso assumido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), que apoia a XIV Semana de Economia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), iniciada na segunda-feira (14).

Em palestra ao estudantes do curso de Economia, o diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, discutiu as políticas de fomento à CT&I feitas em Alagoas, abordando os desafios do sistema e sua evolução.

O panorama científico do Estado na década de 90, se contrapondo ao atual, foi uma das diretrizes abordadas, seguindo a linha de que Alagoas responde bem à crise econômica, sendo um dos poucos estados que não teve cortes em seu orçamento para pesquisas.

Esta responsabilidade foi evidenciada por meio dos quadros e dados apontados pelo gestor, Fábio Guedes, que frisou a importância dada ao setor, lembrando que a Economia está intimamente ligada aos avanços científicos.

“Há uma preocupação crescente por gerar produtos de pesquisa de alto impacto, e os desafios estão sendo combatidos com editais democráticos, injeções de investimentos em inovação e intercâmbio de pesquisadores no espaço público”, explicou o presidente da Fapeal.

O momento também expôs discussões acerca da transição econômica de Alagoas, com a palestra proferida pelo professor Cícero Péricles, que, assim como Guedes, compõe o quadro docente do curso de Economia da Ufal.

O doutor argumentou a potencialidade da agropecuária alagoana, na qual continua predominando a cultura da cana-de-açúcar, estando presente em três regiões: Sertão, Agreste e Leste. O setor agropecuário ultrapassou a monocultura em praticamente o dobro, articulando-se a aptidão da Bacia Leiteira na região e o melhoramento genético que atua na área.

A XIV Semana de Economia está sendo promovida por estudantes do Pet Economia da Ufal e tem programações até sexta-feira (18). Os estudantes podem inscrever-se para as atividades, que englobam palestras e mesas-redondas, em contato com a própria equipe do Pet, no bloco da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac).