Notícias

Fapeal investe R$ 350 mil em edital de organização de eventos científicos

Com um calendário contínuo até o fim de 2017, eventos regionais, nacionais e internacionais receberão apoio para o desenvolvimento das discussões de CT&I em Alagoas

Fotos: GoToVan – CC BY 2.0

O cronograma de editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) desponta com mais uma chamada estratégica ao intercâmbio de pesquisadores. Publicado na quarta-feira (2), o programa de Auxílio à Organização de Reunião Científica (AORC) visa apoiar financeiramente diversos eventos que contribuam significativamente com o cenário de ciência, tecnologia e inovação local.Os recursos da ordem de R$ 350 mil deverão auxiliar na promoção de encontros de alta potencialidade acadêmica no Estado, trazendo grupos de estudos e pesquisadores de alto nível para aperfeiçoar as discussões locais.

Além de corroborar para a estruturação da produção de CT&I, o programa ajuda a alavancar a economia com a vinda destes profissionais aos eventos que estarão enquadrados em 3 categorias específicas de fomento: A – regionais, B – nacionais e, C- internacionais.

“O edital é importante porque permite que Alagoas produza eventos e circulação de ideias e trabalhos produzidos a partir do nosso sistema de ciência, atraindo ao Estado eventos de médio e grande porte. Isto gera também emprego, renda, tributos e contribuições ao turismo”, ressalta o diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes.

O auxílio poderá ser concedido a congressos, simpósios, reuniões, jornadas, colóquios, fóruns, mostras, entre outros encontros desta natureza, que apresentem a duração mínima de dois dias e máxima de 15. Lembrando que os professores que irão submeter as propostas devem estar vinculados a universidades públicas ou privadas, ou instituição de pesquisa, sediadas em Alagoas.

As propostas de orçamento poderão incluir suporte financeiro para passagens aéreas, hospedagem, alimentação, translado, divulgação do evento ou materiais de consumo gerais expostos em edital.

A chamada já é conhecida e aguardada pelo público acadêmico porque movimenta o Estado num ciclo contínuo de reuniões científicas, qualifica os centros de pesquisa com discussões e este ano deseja interiorizar as elaborações. O edital fornecerá 30% do apoio a eventos que ocorrerão fora da capital Maceió, colaborando para a inclusão de importantes municípios na rota de eventos em pesquisa.

As submissões das propostas já podem ser efetuadas pelos pesquisadores por meio do portal SigFapeal. A entrega da documentação deve ser efetuada em até, no máximo, dois dias após a inscrição. O edital contará com fluxo constante mensal até dezembro de 2017, ou até o término de recursos.