Notícias

Governo do Estado e Sebrae promovem evento sobre economia criativa

Ocasião reúne palestra e apresentação de projeto sobre gestão de negócios

Clique para ampliar

“A importância da gestão para os negócios na economia criativa” é o título de evento que será realizado pelo Sebrae de Maceió, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

O consultor André Lira foi convidado para proferir palestra e apresentar projeto sobre o mesmo tema, focado em estruturar e fortalecer as redes criativas em âmbito estadual.

“Fapeal e Sebrae estão muito unidos formatando algumas ações no campo da inovação”, explica João Vicente Lima, diretor executivo de CT&I da Fapeal. “Estamos num grau excelente de diálogo e produção de objetivos comuns”, prossegue o gestor, enfatizando que ambas as instituições estão trabalhando em uma agenda comum sobre inovação, a partir da formatação de um conjunto de ações.

“A discussão sobre redes criativas em Alagoas é mais um evento para suscitar uma discussão necessária para que os parceiros possam construir parâmetros e recalibrar seus instrumentos, para que a gente possa atuar melhor, em áreas de afinidade e interesse comum”, resume o gestor da Fapeal.

A ocasião acontece dia 29 de agosto, das 15h às 19h no Sebrae, bairro do Poço, em Maceió.

 O Convidado

Foto: Lica Ornelas

André Luis Gomes Lira é especialista em Gestão Cultural, Produção e Políticas Públicas para Cultura e atua desde 2001 em prol das questões culturais, do desenvolvimento humano e dos territórios e da sustentabilidade. Participou de grupos de pesquisa e estudo nas áreas de redes colaborativas e gestão de projetos socioculturais. Trabalhou em ONGs brasileiras e estrangeiras que atuam nos campos da cultura; meio ambiente, arte-educação e empreendedorismo, assumindo papeis diversos, como gerente de projetos, supervisor de grupos de trabalho, pesquisa e estágio, facilitador e coordenador de cursos. Desde o ano de 2004, desenvolve trabalhos como consultor, com atuação nas áreas da Cultura e Economia Criativa.  Em 2015, foi mentor de jovens empreendedores europeus através do programa CONNECT da União Europeia. Continua atuando nas políticas públicas para cultura como analista/parecerista de projetos culturais, no âmbito municipal e estadual de diversos estados, bem como na esfera federal, pelo Ministério da Cultura.

 Foi consultor de conteúdo da publicação “Negócios, Cultura e Criatividade: Guia Para Empreender na Economia Criativa”, lançada pelo Sebrae em 2015.