A instituição promoveu atividades de diálogo e reflexões textuais para abordar a importância do tempo dedicado à construção das relações
Agosto na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) tem um sentimento diferenciado, afinal a instituição procura promover eventos que integrem suas atividades além do âmbito de seus serviços. Comprometida com os seus colaboradores, a Fapeal propiciou um momento para os pais da Fundação, unindo-os numa atividade reflexiva.
Todos os colaboradores que são pais foram abraçados pela iniciativa da Gerência Executiva de Valorização de Pessoas (GEVP), na qual foram convidados a narrar uma história sobre o tempo dedicados aos seus filhos. Para a psicóloga da instituição, Juliana Alencar, a administração do tempo, atualmente, e a forma de conduzir estes relacionamentos, causam impactos nas famílias e são determinantes nos laços afetivos.
Criando um ambiente intimista, a atividade compeliu alguns pais que falaram abertamente sobre a construção destes laços, dos períodos dedicados aos pequenos e da atenção dedicada. A exemplo disto, o Diretor Executivo de Ciência e Tecnologia (DECT), João Vicente Lima, com a formação das ciências humanas, sendo doutor em Ciências Sociais, utilizou desta sensibilidade da profissão para abordar o tema:
“Lembro-me da uma história de um pai que aguardava ansiosamente os filhos retornarem para casa e, por um infortúnio do destino, eles não voltaram. Isto nos faz refletir o quão curtos são os momentos com eles e que devemos aproveitar os nossos filhos ao máximo, estando presentes em suas vidas”, narrou o diretor junto aos colegas.
Complementando as reflexões e diálogos, o espaço foi aberto para que os pais lessem a história escrita por cada um deles, formando um único texto que deveria expressar os sentimentos criando uma narrativa aberta. Lida, a história os papais da Fapeal puderam descontrair num momento integrador do coletivo, onde mais experiências foram partilhadas, já em clima festivo.