Investimentos, resultados e patrimônio da CT&I em Alagoas serão temas em da ocasião
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) lança a 15ª edição do seu calendário temático na próxima sexta-feira (2º). Na mesma ocasião, o diretor-presidente do órgão, professor Fábio Guedes, vai divulgar um balanço com dados consolidados da sua gestão, entre 2015 e 2017.
“A Fapeal vai apresentar um balanço da gestão Renan Filho na área de Ciência, Tecnologia e Inovação até agora. Lançaremos o tradicional calendário e, ao mesmo tempo, vamos prestar contas à sociedade alagoana de como a Fundação tem feito seus investimentos”, adianta o gestor. O evento será reservado à comunidade acadêmica, colaboradores da Fundação, parceiros convidados e imprensa.
Temática
“Patrimônio Laboratorial Alagoano” foi o tema escolhido para a 15ª edição do calendário, que neste ano convida a um passeio pelos laboratórios de instituições representativas para a ciência e desenvolvimento do Estado.
Foram fotografados ambientes na Ufal, Uneal, Uncisal, Ifal, Cesmac, Unit, Senai, em uma escola de tempo integral da rede estadual no bairro Graciliano Ramos, em Maceió, e no Laboratório de Genética Forense da Perícia Oficial do Estado. O produto final, no entanto, foi definido pelo seu caráter estético, sem propósito catalogal.
A proposta da 15ª edição não é simplesmente trazer o universo dos laboratórios para mais perto do público, mas, também, desvelar a presença de traços significativos da realidade dos alagoanos no ambiente de trabalho dos nossos cientistas.
Em meio a microscópios, lasers, telescópios e robôs, as imagens capturam elementos intrínsecos às pesquisas, que denotam a preocupação científica com temas que importam ao quotidiano de todos, como alimentação, educação, segurança, saneamento básico e os recursos naturais de nossa casa em comum, Alagoas.
A arte da edição de 2018 do calendário da Fapeal vai assinada por Tárcila Cabral (fotos) e Jeroan Herculano (design). A obra tem distribuição gratuita, em tiragem anual única e limitada.