Lançamento será no Complexo Cultural Teatro Deodoro; obras resgatam pesquisas sobre o estado e concluem a coleção, que têm 20 livros
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Imprensa Oficial Graciliano Ramos vão lançar, nesta quinta-feira (13), mais oito livros da Coleção Alagoas Bicentenário. O evento acontece no Complexo Cultural Teatro Deodoro, às 19h.
Com os lançamentos, a Fapeal e a Imprensa Oficial concluem a coleção, que resgata trabalhos científicos selecionados que contribuem para uma melhor compreensão do Estado em seus dois séculos de emancipação política, a partir de diversas áreas do conhecimento.
Ao todo, 20 títulos foram criteriosamente escolhidos para publicação, por um time de pareceristas de Alagoas e de outros estados. Deles, cinco foram lançados em dezembro de 2017; sete, em julho de 2018 e os oito restantes virão a público nesta quinta-feira.
Os volumes abordam temas variados, como economia, urbanização, desenvolvimento, história, arquitetura, cartografia, seca, comunidades pesqueiras e a vivência de minorias.
Livros
Ábia Marpin – Luzes para uma face no escuro: a emergência de uma rede afro-alagoana
Dhiego Medeiros – Financeirização do território e circuitos da economia urbana em Alagoas
Dionarí Santos – Maricultura no Desenvolvimento Local: desafios e oportunidades para a comunidade pesqueira da Paleteia, no município de Barra de São Miguel – Alagoas
Edna Telma – A conformação da geografia escolar na província das Alagoas oitocentista (1844:1890)
José Cícero Correia – Trabalho, Seca e Capital: da construção da ferrovia Paulo Afonso à fábrica de linhas de Pedra (1878-1914)
Luiz Felipe Brandão – O Estado e o Mercado no processo de produção do espaço e do planejamento em Alagoas
Rachel Rocha – Solitários no Paraíso: produção cultural e expressões de isolamento em Maceió
Vanine Borges – Expressões arquitetônicas de modernidade em Maceió: uma perspectiva de preservação
Serviço
Lançamento de livros da Coleção Alagoas Bicentenário
Data: 13 de Dezembro
Local: Complexo Cultural Teatro Deodoro
Horário: 19h