DestaqueNotícias

Fapeal inicia formação da plataforma de Gestão de Projetos Públicos

A equipe iniciou o processo de formação homologando a parte de inovação da ferramenta OPP-Fapeal, que possibilita a interação clara entre os pesquisadores e um agente de inovação

Tárcila Cabral

Pesquisador do Instituto Stela dando instruções

Inovação, este é o discurso da vez na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), que incorpora ferramentas de atualização a gestão de editais. A Fapeal promove durante os dias 22 e 23 de julho a homologação da etapa de inovação da plataforma de Gestão da Operação de Projetos Públicos, intitulada OPP-Fapeal. Gestores do Instituto Stela ligados ao treinamento do programa estão em Maceió, para validar a formação dos colaboradores da Fundação e assim permitir que eles continuem com as especializações.

O mecanismo é um ambiente que possibilita a interação entre os pesquisadores de um sistema regional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), e um agente de inovação. O profissional deve gerir alguma etapa referente a eventos, produção, pesquisa e desenvolvimento de CT&I, o que se relaciona diretamente com os procedimentos executados na Fapeal. Já para os pesquisadores, a plataforma irá facilitar o processo de visualização de ferramentas e submissão de propostas, além deles conseguirem acompanhar os projetos e prestação de contas com mais fluidez e transparência.

Para a Assessora Científica de Projetos Especiais e Inovação da Fapeal, Juliana Khalili, a plataforma OPP-Fapeal vai auxiliar a gerir as informações dos projetos que são submetidos aos editais em todo o seu ciclo de vida, desde o nascimento da chamada pública, até o encerramento desses projetos:

Equipe Fapeal e pesquisadores do Instituto Stela

“Um projeto quando é contemplado num edital passa por diversas fases, desde a sua contratação, execução e acompanhamento das propostas. Todas as informações pertinentes estarão expostas de forma clara, inclusive para o próprio pesquisador que terá acesso também ao sistema”, pontua Juliana Khalili.

O nome da plataforma ligada a Gestão da Operação de Projetos Públicos se denomina SparkX. Ela acompanha desde a fase inicial de elaboração das propostas, até a avaliação final dos itens. O dispositivo segue uma linha de atuação dirigida em seis passos: Planejamento, cadastro e prospecção, seleção, contratação, execução e auditoria. Como base são utilizadas fontes nacionais e internacionais para reduzir a necessidade da coleta de dados, simplificando assim a avaliação.

Os pesquisadores do Instituto Stela demonstraram passo a passo como submeter uma proposta, para que os colaboradores da Fapeal compreendessem as etapas do proponente. Todas as especificações de alteração de acesso, criação do programa, despesas e recursos, entre outras análises foram esmiuçadas. O coordenador de projeto, José Francisco Salm, explicou que a plataforma vai permitir que ocorra uma melhor gestão da informação sobre os programas:

José Francisco Salm

“Uma vez que há uma chamada pública e uma programatização do edital, há um conjunto de parâmetros definidos pela equipe da Fapeal que permitirão desenvolver todo o processo dentro das regras e do fluxo da informação estabelecida”, frisa o pesquisador. Ele ressalta que a iniciativa se diferencia, pois possibilita mais transparência da informação, velocidade de acesso, e acima de tudo extrair este conteúdo a qualquer momento para fazer apoio a tomadas de decisão.

Após a conclusão da etapa de homologação, os gestores da Fapeal irão compor uma lista para serem feitos os ajustes necessários da plataforma. Inseridas as alterações, será realizado um encontro para validação com toda a equipe da Fapeal e, com isto implementar a ferramenta.