No estado, a entidade possui 97 cientistas associados
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) reativou sua secretaria regional em Alagoas, com a posse da professora Eliana Almeida como secretária regional para o estado, nessa quinta-feira (25), em assembleia-geral ordinária dos sócios, durante a 71ª Reunião Anual da SBPC, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.
Sediada em São Paulo, a SBPC está presente nos demais estados brasileiros por meio das secretarias regionais. Representa 142 sociedades científicas associadas e mais de 5 mil sócios ativos, entre pesquisadores, docentes, estudantes e cidadãos brasileiros interessados em ciência e tecnologia.
Destes associados, no momento, 97 estão em Alagoas. Este número é fruto de um crescimento iniciado há um ano, desde a realização da 70ª reunião anual, em julho de 2018, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
O professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e vice-presidente do Conselho Nacional das Faps (Confap), explica que a reativação da secretaria regional da SBPC em Alagoas é um compromisso com a história da entidade no estado, que recomeçou em 2015, com ideia de trazer a reunião anual para Maceió, num trabalho que tem prosseguido até 2019.
“Nesse momento de imensas dificuldades no plano nacional para os investimentos em Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Alagoas, através dessa secretaria, tendo à frente a professora Eliana Almeida, tem o firme propósito de alinhar nossa comunidade científica e acadêmica à luta política e institucional em defesa de um projeto de país com valorização daquelas áreas fundamentais”, explica o gestor.
A professora Eliana Almeida aponta que a função da secretaria regional é agregar a comunidade científica em Alagoas, e trabalhar pela contribuição do estado à ciência alagoana.
“E para isso, a gente vai precisar fazer o trabalho de dialogar com os pesquisadores, construir uma representatividade forte, estar presente nos fóruns, trabalhar as opiniões e as necessidades de Alagoas nessa linha, com relação a todas as áreas da ciência. Para isso, a gente espera contar realmente com as universidades do estado. Vamos tentar consolidar e colocar Alagoas no lugar que ela deve ter, porque contamos com excelentes pesquisadores”, comenta a secretária regional.
O presidente da SBPC, Ildeu Moreira, acrescenta que “depois do sucesso da reunião anual do ano passado, e com a competência da professora Eliana Almeida, as perspectivas para a reativação desta secretaria nacional são as melhores possíveis”, diz o físico.
Perfil
Eliana Almeida é graduada em Engenharia Civil, tem mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Atualmente, é professora associada lotada no Instituto de Computação (IC/Ufal), pesquisadora do Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica, no Centro de Pesquisa em Matemática Computacional (LaCCAN/CPMAT/Ufal) e Coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Universidade.