Notícias

Agricultura familiar em Alagoas ganha 20 novos extensionistas

Agrônomos, zootécnicos e técnicos agrícolas irão atuar em todo o estado

Naísia Xavier

Fotos: Álvaro Müller/SENAR

A Secretaria de Estado da Agricultura, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas receberam nesta quinta (01/8), os novos bolsistas selecionados para atuarem nas áreas de assistência técnica e extensão rural.

Os 20 profissionais correspondentes às vagas lançadas em edital foram selecionados entre mais de 180 candidatos, numa avaliação que aliou análise curricular à fase posterior de entrevistas.  Os profissionais chamados são zootecnistas, agrônomos e técnicos agrícolas, que irão atuar em todas as regiões de Alagoas.

“A meta é ter bolsistas atuando nos 102 municípios do Estado. Por enquanto, contamos com aproximadamente 75 deles realmente em campo”, explica o diretor-presidente da Emater Elizeu Rêgo, esclarecendo que algumas bolsas do edital anterior foram direcionadas a necessários profissionais de áreas meio, como a informática. A partir de agosto, serão 89 bolsas vigentes, ao todo.

“Na Fapeal, nós não apenas operacionalizamos esse projeto, mas acompanhamos com muito cuidado, através dos seminários de avaliação.  E estamos dedicando uma atenção especial a ele, pelo impacto que está causando em um universo de pessoas muito importante”, observa João Vicente Lima, diretor executivo de CT&I da Fapeal.

A assistência técnica e extensão rural da Emater é voltada prioritariamente à pequenos produtores dedicados à agricultura familiar.

Desafios

Silvio Bulhões

O secretário de estado da agricultura, Sílvio Bulhões, deu as boas vindas aos novos extensionistas, apontando o que avalia como os principais desafios da Seagri no momento: A diversificação de um cenário onde predominava a monocultura da cana-de-açúcar, e agora busca uma diversificação de culturas, através de caminhos como a plantação de grãos e a fruticultura e, também, uma produção mais efetiva nas áreas banhadas pelo canal do Sertão.

“E isso é feito com assistência técnica e extensão rural. Isso só é feito com pessoas”, prosseguiu o secretário. “O sucesso de vocês vai se reverter em sucesso para a agropecuária e para o Estado como o todo”, resumiu o gestor.

 

Parceria

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas – (Faeal), Álvaro Almeida, prestigiando a ocasião, mencionou a responsabilidade dos extensionistas ao lidar com pequenos, médios e grandes agricultores.

“Fico muito feliz de ver jovens vindo à Emater e se dispondo a colaborar com o segmento rural, que tem contribuído não só com  desenvolvimento de Alagoas mas com todo o Brasil”, arrematou.

A solenidade contou ainda com a presença de Álvaro Vasconcelos, ex-secretário de estado da Agricultura, com a superintendente da Emater, Rita de Cássia Lima e com o chefe de gabinete da Fapeal, Rômulo Sales.

João Vicente Lima