Presidente da Fapeal dialogou com os deputados Paulão e Sílvio Camelo a fim de estabelecer novas formas e estratégias de apoio ao desenvolvimento científico e inovação em Alagoas
Tárcila Cabral
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) recebeu nesta sexta, 02/8, representantes do parlamento alagoano com a finalidade de discutir o panorama de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) regional. O diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, apresentou a instituição e dialogou sobre o fortalecimento da produção científica e a consolidação dos Programas de Pós-graduação (PPG).
Foram apresentados estudos desenvolvidos nas universidades de Alagoas que são destaque no cenário internacional. Os projetos destes pesquisadores recebem apoio da Fapeal através dos editais, permitindo assim a interação com grupos de pesquisa com alto nível de produção. Porém, é preciso cooperação para assegurar que os estudos se mantenham vivos e operando.
Na ocasião, estiveram reunidos os gestores da Fapeal e os deputados federal e estadual, Paulão dos Santos e Sílvio Camelo, respectivamente. O presidente da Fundação abordou inicialmente a necessidade do apoio do Parlamento para viabilizar políticas públicas, com o intuito de garantir o progresso dos trabalhos científicos.
“Nosso maior desafio é fazer com que os PPGs estaduais subam de conceito e ampliem em número. O fomento é para que os programas formem mais mestres e doutores, que suas pesquisas tenham fator de impacto, que os estudiosos publiquem estudos, artigos, isso demonstra relevância”, frisa o professor Fábio Guedes.
O gestor seguiu explicando que nos editais da Fapeal estes quesitos são avaliados a fim de demonstrar a capacidade dos PPGs em crescimento e produção. Uma vez comprovados os aspectos qualitativos, estes programas recebem recursos para desenvolver seus trabalhos, e continuam sendo avaliados. Em relação aos recursos federais, a avaliação é ainda mais extensa.
E o presidente cita que, por mensurar esses critérios de análise cuidadosamente, a Fapeal se estabelece hoje como uma respeitada instituição de fomento.
Atuação da Fapeal
A expansão das chamadas públicas também possibilitou o aumento do escopo de atuação da Fapeal. Mesmo em momentos complexos para a ciência brasileira, a instituição segue promovendo parcerias com órgãos federais para oportunizar crescentes subsídios aos estudos de Alagoas.
O professor Fábio Guedes, em sua apresentação, explanou informações e dados sobre os novos editais a serem lançados. A expectativa é que as chamadas sejam publicadas no segundo semestre deste ano e também em 2020, com focos nas áreas de inovação, empreendedorismo, estudos estratégicos, mas mantendo os apoios já consolidados a programas de auxílio à participação e organização de eventos científicos.
Paulão Santos e Sílvio Camelo debateram acerca da produção científica estadual e prováveis medidas para estruturação de diretrizes. Os parlamentares sugeriram prioridades e vocações de estudo alagoanas para motivar diálogos no setor político. O propósito é consolidar progressivamente relações entre a academia e os diversos setores públicos, garantindo a sobrevida da pesquisa.