Publicação discute temas como meio ambiente, a tecnologia e sustentabilidade, além de bullying, autoafirmação e pesquisas de estudantes dos ensinos médio e técnico
Deriky Pereira
A 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Alagoas, deixou saudades. Agora, que tal recordar algumas das atividades que ocorridas durante o evento? É que a nova edição de Fapeal em Revista, lançada recentemente nas versões online e impressa, foi toda dedicada ao maior evento científico da América Latina e você já pode conferir o resultado.
Para esta edição, será apresentado um trabalho de alunos de Engenharia Civil do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Palmeira dos Índios, além de frutas que podem ser utilizadas como novas fontes de ferro e saúde, com pesquisas do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). Também de Palmeira dos Índios, a revista traz alunos que produzem conteúdos jornalísticos, despertando neles a paixão pela área com o Jornal da Escola.
Além disso, a temática Mulheres Negras: Vida e Lutas por Reconhecimento rendeu palestras e debates e, em especial, durante toda a SBPC Afro e Indígena, que rendeu à revista uma matéria especial com o objetivo de propor uma reflexão pelo direito de ser quem se é. Em Precisamos falar sobre bullying, são apresentados relatos de quem vivenciou na pele tais situações – até mesmo quando nem imaginavam pelo que passavam.
Mas não para por aí! O meio ambiente, a tecnologia e a sustentabilidade deram o tom do Estande Alagoas, coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), uma das responsáveis por trazer o maior evento científico da América Latina para a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Já na reportagem de capa, o Dia da Família na Ciência, que encerrou a Reunião da SBPC em Alagoas e deixou a sensação de que tem ciência para todas as idades.
E a revista, cada vez mais conectada com o público, ainda apresenta uma página dedicada ao Mutum das Alagoas e, por meio da Oficina de Papercraft, ministrada no estande da Fapeal, traz a opção de o leitor montar uma réplica da ave que, em 2017, foi tornada símbolo do estado pelo governador Renan Filho em meio ao bicentenário alagoano.
Como posso ler a revista?
Para garantir um exemplar impresso da publicação, basta comparecer ao prédio da Fapeal, situado na Rua do Apolo, nº 354, Centro de Maceió, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Na recepção, basta dizer que gostaria de um exemplar e este será entregue em mãos.
No entanto, se você é daqueles que prefere ler utilizando um celular ou diretamente pelo computador, não tem problema: a revista também está disponível online no site da Fapeal em link da plataforma Issuu. É só clicar e folhear à vontade, levando a leitura para qualquer lugar.
Vale reforçar também que, além dessas opções, as matérias sobre o evento também serão publicadas na íntegra no site da Fundação, além de publicações especiais no Instagram da Fapeal em Revista e também em sua fanpage no Facebook!
Veio para a nossa SBPC? Conta pra gente!
Também no Instagram da Fapeal em Revista, foi lançada campanha na intenção de recordar o evento, entrando no clima da edição atual da revista. Basta que os internautas postem uma foto durante participação em quaisquer momentos da reunião da SBPC – seja no feed ou nos stories – marquem o perfil da revista e as imagens serão republicadas.
Além disso, as fotografias, com sugestão de legendas dos próprios usuários, também podem ser enviadas por e-mail: fapealemrevista@fapeal.br.