Gestores da Fundação e deputada Jó Pereira se reuniram para discutir políticas de estímulo para inovação na agricultura e para o Rio São Francisco
Naísia Xavier
A Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas recebeu a visita da deputada estadual Jó Pereira, na manhã desta quarta (4/9). Na ocasião, a parlamentar assistiu a uma apresentação sobre os principais dados do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação e ensino superior no estado, com ênfase na pesquisa e pós-graduação, incluindo-se os números de gestão da Fapeal no governo Renan Filho, desde 2015.
O diretor-presidente da Fundação, professor Fábio Guedes, também apresentou à deputada a atuação política do Conselho Nacional das Faps (Confap), do qual é vice-presidente, que atua na articulação do sistema nacional de CT&I em todos os estados do Brasil. Neste ano, o gestor da Fapeal já teve agendas com os governadores do Rio Grande do Norte e de Roraima, e com o presidente do Senado Federal.
“O parlamento de Alagoas precisa se qualificar para as causas da CT&I e da educação, defendendo mais pautas nesse sentido”, avalia o professor Fábio Guedes. “E a deputada Jó Pereira já vem demonstrando um mandato de qualificação acima da média”, declara.
Os gestores encontraram pontos em comum para estimular a pesquisa nas áreas de agricultura, negócio inovadores e Canal do Sertão; os três temas serão objeto de ações da Fapeal ainda neste semestre, inclusive com lançamento de editais.
Jó Pereira apontou que os políticos são sempre cobrados por projetos e iniciativas que reflitam as necessidades concretas dos segmentos socais atendidos, “E a pesquisa faz isso: ela ouve a realidade porque vai a campo”, ponderou a deputada.
“Estamos nos reunindo com os programas de pós-graduação e lançando um desafio aos pesquisadores de mestrado e doutorado: Direcionarem suas pesquisas para a resolução dos programas de Alagoas”, apontou o diretor executivo de CT&I da Fapeal, João Vicente Lima, que vem atuando para criar ferramentas de articulação prática entre a produção de conhecimento da academia e a demanda social identificada pelo setor público.
Na pauta de reunião, surgiram, ainda, temas específicos, como o lugar de Alagoas na produção científica brasileira e as atuais questões orçamentárias dos governos federal e estadual.
Participaram também da reunião, pela Fapeal, Juliana Khalili, assessora de inovação e projetos especiais e o chefe de gabinete Rômulo Sales, além de Simone Marques, assessora técnica do gabinete da deputada.