Alunos da rede pública estadual de Batalha são educados em prevenção ao suicídio
Tárcila Cabral – texto
Fotos: Divulgação (cedidas pela pesquisadora)
O Pibic, que foi iniciado no começo deste mês, resolveu endossar a discussão do combate ao suicídio. Motivados pela professora Jacqueline da Silva, o grupo de alunos de enfermagem da Faculdade Cesmac do Sertão, em Palmeira dos Índios, já realizou a sua primeira ação. Eles foram até o município de Batalha, para realizar uma ação na Escola Estadual Maria de Lourdes.
Em caráter preventivo, a equipe levou práticas de como atuar numa situação potencial de automutilação, mostrando as práticas de cuidados e primeiros socorros que devem ser concretizadas na escola, em caso de necessidade. Mas também foram discutidas a importância de observar e sinalizar as situações de jovens com enfermidades mentais, trabalhando posteriormente a prevenção, o acompanhamento e encaminhamento deles para os devidos profissionais.
A cientista que orienta o grupo de pesquisa frisa que, apesar do projeto ter se iniciado no mês de setembro, era importante já engajar os alunos numa prática: “A discussão está sendo realizada agora, portanto, devemos produzir um conjunto de estratégias visando atender às necessidades sociais da saúde e garantir a melhoria da qualidade de vida da população”, frisa a professora.
Sua intenção com o projeto é levar adiante iniciativas humanizadas no contexto do exercício da enfermagem. Sendo assim, os alunos poderão aplicar seus conhecimentos em diferentes contextos da profissão e principalmente na assistência especializada.