DestaqueNotícias

Servidor da Fapeal irá receber medalha Sílvio Vianna

O Gerente de TI da Fapeal foi escolhido pela inovação, através de soluções que diminuem o retrabalho e garantem transparência e acessibilidade às tecnologias

Tárcila Cabral

A qualidade de atuação no serviço público sempre integrou os propósitos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Neste ano, esses esforços empregados no apoio à ciência ganharam um reconhecimento. O Gerente de Tecnologia da Informação da Fapeal, Antônio Fernando Souza, foi selecionado para receber a medalha Sílvio Vianna. O prêmio se destina a gratificar o empenho e trabalho dos servidores estaduais que se destacam pela contribuição de suas atividades.

Desta vez, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), organizadora do evento, recebeu mais de 40 inscrições para o prêmio e Fernando Souza foi escolhido para a integrar a listagem dos 10 homenageados.

O cientista da computação iniciou sua jornada na Fapeal em 2009, quando foi convidado para se juntar ao time de bolsistas da fundação, onde passou a desenvolver atividades de Tecnologia da Informação (TI).

Naquela época, Fernando Souza ainda dividia os seus turnos trabalhando também como servidor público da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Porém, o seu afinco na resolução de problemas por meio da programação de tecnologias ganhou notoriedade e, em 2015 ele recebeu o convite do presidente da Fapeal para se tornar Gerente de TI, se dedicando, a partir dali, exclusivamente à fundação.

Suas expectativas na época, cita Fernando, eram de concretizar sonhos tecnológicos, conseguir implementar uma cultura que contribuísse para o serviço público, mas que provocasse praticidade e inovação para os colaboradores.

 Hoje, com a indicação à medalha, Fernando sente gratidão pelo reconhecimento de seu trabalho. Ele acredita que ações como esta auxiliam a fortalecer o exercício das atividades nos órgãos do Governo de Alagoas.

“A palavra que eu tenho é gratidão. Estou muito feliz pelo reconhecimento e pela colaboração. Eu recebi um feedback positivo dos meus colegas e da própria instituição. Esta valorização é importante para estimular todos a produzirem novas soluções e projetos”, declara o medalhista.

Segundo a Gerente Executiva de Valorização de Pessoas, Lília Aguiar, o gestor driblou inúmeras dificuldades encontradas no trabalho público utilizando suas técnicas e criando ferramentas que fazem total diferença na rotina da instituição.

 “Foi com imensa satisfação que recebemos a notícia desta indicação. Todos os anos inscrevemos servidores por acreditar que essa é uma oportunidade de valorizar e prestigiar essas pessoas que tanto se dedicam ao estado de Alagoas”, destaca a Gerente.

Histórico de dedicação

Passando a elaborar projetos compreendidos como sistematizadores, o Geradoc foi um dos primeiros programas a integrar sua lista de criações. Formulado em 2015, o software digitalizou todo o sistema de processos, ofícios, comunicados internos (CI), atas de reunião, entre outros conteúdos institucionais. O Geradoc foi responsável por compilar todos os documentos internos, antes mesmo de se pensar na existência do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Outra iniciativa relevante foi a implantação de uma intranet digital construída para atender as prioridades técnicas de atualização da Fapeal. O sistema Plane idealizou a área do colaborador, na qual integram módulos de perfis funcionais, informações de férias e documentos relacionados a cada funcionário. O setor de Recursos Humanos entendeu a necessidade e viu a oportunidade de criar um sistema conjunto, canalizando uma ponte de acesso a todos os dados catalogados pela ferramenta.

Interagindo com a Seplag, o gestor imaginou uma solução de transparência para responder à demanda de integração de todos os sites do Governo de Alagoas com o Guia de Serviços .

Ele desenvolveu o Facilitador de integração com o Guia de Serviços (FIGS), mecanismo que lê a interface computacional, recebe os dados, e os disponibiliza num formato padrão mais leve para os portais do estado, o que veio a ser assimilado num trabalho em conjunto.

Assim, o gestor tem um histórico consistente de soluções para diminuir o retrabalho, economizar tempo e garantir transparência e acessibilidade.

“No caso de nossa operação finalística, ou seja, o fomento, criar as plataformas é um auxílio para tornar as atividades mais transparentes e coesas, oferecendo um melhor serviço para o usuário. Nós oportunizamos maior confiabilidade com menos tendência de falhas” explica o tecnólogo.

Agora, com a valorização através da medalha, Fernando pretende seguir provocando uma cultura inovadora no serviço público em Alagoas, realizando mais projetos em parcerias com outros órgãos.

Em breve, a concessão da medalha Silvio Vianna será homologada pelo Governador de Estado, Renan Filho, e também seguirá para divulgação no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE/AL). A solenidade deverá premiar os 10 homenageados no mês de outubro.