DestaqueNotícias

Fapeal divulga linhas de pesquisa para a Chamada PPSUS 2020

Resultado decorre da Oficina de Prioridades do programa realizada na última semana

Deriky Pereira

Pesquisadores e gestores públicos durante Oficina de Prioridades do PPSUS (Foto – Ascom Fapeal)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) informa que o Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS) já tem linhas de pesquisa aprovadas para a temporada 2020. Após a realização da Oficina de Prioridades, na última semana, no Centro Universitário Cesmac, em Maceió, foram definidos cinco eixos que contemplam 31 linhas temáticas, das quais você confere, em detalhes, no anexo disponível no final desta página.

Os eixos escolhidos para a Chamada PPSUS 2020 são: Desenvolvimento tecnológico, epidemiologia, promoção e acesso à atenção primária em saúde; Controle social, regulação, controle e avaliação em saúde; Desenvolvimento tecnológico e vigilância das doenças transmissíveis e não transmissíveis; Fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde (RAS) e Saúde do trabalhador e educação permanente.

De acordo com Juliana Khalili, assessora científica de Projetos Especiais e Inovação da Fapeal, partir desses eixos, os pesquisadores começam a discutir com os gestores da saúde quais temas, de fato, podem ser levados ao edital, uma vez que a academia precisa responder a esses problemas com pesquisas. “Não adianta a Sesau [Secretaria de Estado da Saúde] colocar um tema em que não há a correspondente pesquisa dentro da Universidade. Por isso é tão importante esta intersecção entre a academia e o serviço de saúde”, disse.

Ainda de acordo com a assessora científica, Alagoas participou de todas as edições do PPSUS desde 2001 e que, nesses quase 20 anos, pesquisas importantes foram desenvolvidas. Consequentemente, respostas também foram dadas à população, como a premiação que a professora Isabella Monleó recebeu com sua pesquisa apresentando um sistema de referência e contrarreferência para o diagnostico de fendas morais.

“A gente tem dado algumas respostas ao longo desses anos para a melhoria do SUS em Alagoas. E o que se quer com o programa é, sem dúvida, a incorporação dos resultados da pesquisa dentro do Sistema Único de Saúde, esse é o objetivo maior. É por isso que a gente luta. À medida que uma pesquisa apresenta resultados, a incorporação desses resultados no serviço é o nosso objetivo. É papel, principalmente, da Sesau e a Fapeal está para apoiar e operar o programa”, destacou Juliana.

Vale reforçar que para 2020, o PPSUS receberá um incremento em 100% do seu orçamento. Isso ocorre devido à eficiência de sua condução no estado, que permitirá aportar para Alagoas R$ 4 milhões em pesquisas para o SUS. Para ver as linhas de pesquisa em detalhes você clica aqui.