Criadores comentaram a publicação através dos elementos gráficos e dos textos voltados ao impacto social da pesquisa em Alagoas
Tárcila Cabral
Exercendo o objetivo de atender às demandas acadêmicas, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) traz suas produções também para a universidade. O momento escolhido foi o evento Avia! Semana de Design realizado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que traz discussões em torno do design enquanto campo científico e suas conexões. A equipe que compõe a Fapeal em Revista foi convidada a integrar sua programação, num painel acerca do processo criativo do periódico.
Dialogando no painel da última quinta (5), estiveram o editor-chefe e o designer gráfico da Fapeal em Revista, Deriky Pereira e Jeroan Herculano, respectivamente. Eles introduziram a temática do veículo, que aborda o impacto social da pesquisa em Alagoas dando voz ao pesquisador e popularizando a ciência. Os profissionais abordaram como foi construída a evolução de matérias e estilos visuais da revista, citando eixos temáticos e referências gráficas.
A 4ª Semana de Design é tradicionalmente um encontro organizado pelos próprios alunos do curso. O convite para receber a Fapeal surgiu com a ideia de oportunizar um diálogo de intercâmbio sobre a participação dos pesquisadores alagoanos em redes de pesquisa nacionais e internacionais.
Durante o evento, a equipe da Fundação apresentou os bastidores da produção, mais precisamente do processo criativo da edição especial sobre a 70ª Reunião Anual da SBPC. Segundo Deriky Pereira, foram apresentados os dois lados da construção, dos contratempos que acontecem, e das alegrias com a finalização do produto. Ele citou que o painel foi dinâmico discutindo os temas da edição mais recente e também das edições anteriores.
“Na parte textual, em especial, abordo que tentei mostrar o quanto é importante o envolvimento com os conteúdos, temas apresentados e do filtro feito para pautar a revista com matérias especiais, personagens variados, mas sem perder o viés científico”, disse o editor-chefe.
O jornalista seguiu explicando que há um desafio de envolver as temáticas, os pesquisadores e o público-alvo de forma com que eles se sintam representados. A Fapeal em Revista se torna um objeto multidisciplinar justamente porque reúne diversas áreas de estudo:
“Esta talvez seja uma das palavras que melhor defina a revista e o seu perfil. Nós envolvemos os pesquisadores pela apresentação e divulgação dos resultados de seus estudos na coluna Quem quer ser cientista? Mas também acredito que existam pessoas que se identifiquem com nosso texto sobre a transição capilar, ou que reflitam com a matéria especial sobre o bullying. Eles podem se relacionar inclusive com nosso número anterior, em que tivemos um jovem de 17 anos na capa, mostrando ao público-alvo que é possível chegar lá”, completou o comunicador.
Para o designer gráfico do periódico, eventos como este são relevantes para compartilhar experiências de projetos reais, o que acaba aproximando os alunos das demandas do mercado local, despertando um interesse em novas possibilidades. Jeroan Herculano abordou estes tópicos no painel e citou que é importante mostrar também os obstáculos e soluções assertivas, pois elas fazem parte do processo criativo e demonstram que não existe uma fórmula padrão para criar.
Com relação à Fapeal em Revista o foco traçado é o de acessibilidade aos públicos: “Qualquer pessoa pode ter acesso às edições. A revista fala sobre ciência, inovação e tecnologia, mas com uma linguagem visual e textual clara para que todos possam compreender o quanto a ciência é importante para a sociedade alagoana. Portanto, nosso contexto é ser o mais plural possível”, explicou o designer.
A equipe finalizou a apresentação da manhã convidando os alunos a produzirem colaborações de ilustrações e artes para a revista. Os acadêmicos foram convidados similarmente a interagir pautando ideias para as próximas edições. As programações da 4ª edição do Avia! Semana de Design se encerraram na sexta (6), mas seus registros ficam salvos na plataforma do evento.
Quem desejar colaborar com a Fapeal em Revista pode entrar em contato através das redes sociais da publicação.