A obra foi realizada em parceria com Seris e Seplag
Naísia Xavier
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) vai completar 30 anos em setembro de 2020. Para iniciar os marcos comemorativos das três décadas, foi inaugurada hoje a revitalização do prédio, um dos mais bonitos e históricos do Centro de Maceió.
As obras foram executadas graças às parcerias com a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e com a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).
A Seplag doou a tinta e uma equipe de ressocializandos refez toda a pintura extena e interna da construção. Além disso, a Fapeal também inaugurou sua nova recepção.
Abrindo a solenidade, o secretário Fabrício Marques observou: “O que a conseguimos concluir aqui na Fapeal parece simples, mas não é comum na administração pública: cuidar do patrimônio público, há muitas dificuldades. Temos de preservar o que existe.”, observou o economista.
A policial militar Tauana Santos, chefe de reintegração social da Seris, representando o secretário Coronel Marcos Sérgio, comentou que o emprego do trabalho dos ressocializandos na manutenção de espaços públicos é uma parceria que vêm sendo mantida com diversas secretarias: “É muito bonito quando a gente vê esse trabalho sendo realizado e vê o resultado”, comemorou a soldado.
“Hoje é um dia de parabenizar o professor Fábio Guedes e todos os servidores da Fapeal”, resumiu a secretária da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Cecília Rocha. “Obrigada por sempre ajudar a Secti a fazer tudo acontecer como deve ser, lado a lado e em parceria. “A sede ficou belíssima”, observou a gestora.
Resolução de problemas
O diretor presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, explicou que a revitalização do prédio foi motivada pela necessidade: “Nós precisávamos de um espaço destinado a receber as comissões científicas que analisam os projetos e relatórios submetidos à Fapeal. Não tínhamos nenhuma sala específica para receber os pesquisadores de fora que vêm até aqui para fazer o trabalho que compete a eles. E o prédio precisava de uma recepção nova”, ponderou o gestor, acrescentando ainda que há 10 anos a sede da Fapeal não tinha sua pintura renovada por inteiro.
Guedes adiantou que o próximo passo de melhoria no ambiente da Fapeal será a reforma e modernização do auditório da Fundação — que é frequentemente utilizado por diversos órgãos do Governo de Alagoas — e da sala de tecnologia da informação, que abriga computadores servidores indispensáveis para todo o estado.
Isso poderá ser viabilizando mediante uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. A RNP é o órgão federal que provê conectividade de internet veloz para as ambientes acadêmicos públicos no Brasil. Em Alagoas, seu Ponto de Presença (PoP AL) é abrigado na seda da Fapeal. Diversas instituições se beneficiam dessa banda larga, incluindo-se todos os campi da Ufal, Uneal e Uncisal e órgãos pertinentes do Governo de Alagoas.
Colaboração
O professor Fábio Guedes dedicou a inauguração a toda à equipe da Fapeal, agradecendo também a superintende administrativa da fundação Morgana Medeiros pela participação na idealização do projeto enquanto arquiteta, e aos setores Assessoria Executiva de Gestão Interna, Gerência Administrativa e Superintendência de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade, pela dedicação em executá-lo.