Espetáculo virtual é live baseada em “Memórias do Cárcere”, nesta terça, às 20h.
Naísia Xavier
Um monólogo virtual baseado na obra “Memórias do Cárcere”, do escritor Graciliano Ramos, será transmitido em live nesta terça (15/12) às 20h, através de perfil na rede social Instagram. A peça é primeiro resultado de um projeto de pesquisa de iniciação científica (Pibic), executado na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal).
A iniciativa é do projeto de pesquisa e extensão Teatro Tupi NEELIN, coordenado pela pesquisadora e docente Helen Fragoso, doutora em Estudos Literários, com dramaturgismo do docente e pesquisador Moisés Monteiro de Melo Neto, doutor em Letras.
O monólogo será interpretado pelo pesquisador Robson Silva, acadêmico de Letras e bolsista da Fapeal no Pibic. A transmissão da live será feita no perfil do Instagram do próprio ator, @robsonsilva_rob.
Todos os pesquisadores envolvidos são ligados ao Campus III da Uneal, em Palmeira dos Índios, cidade onde o alagoano Graciliano Ramos, natural de Quebrangulo, amadureceu como escritor, e que serve de palco para alguns de seus textos, como o romance “Caetés”, e os clássicos relatórios de gestão da época em que foi prefeito do município, entre 1928 e 1930.
Já “Memórias do Cárcere” é um relato autobiográfico da época em que o autor foi preso, em 1936, pelo Governo de Getúlio Vargas, sob acusação de ter participado da Intentona Comunista de 1935. Foram 10 meses na Colônia Penal da Ilha Grande, Rio de Janeiro, onde as reminiscências pessoais de Graciliano se mesclam à história do Brasil e ao contato com outras personalidades da época, como Olga Benário Prestes e Nise de Silveira.
Serviço
Monólogo Virtual “Memórias do Cárcere”
Terça-feira, 15/12/2020
20h
Live no perfil do Instagram @robsonsilva_rob
Transmissão gratuita.