Fundações de Amparo à Pesquisa de todo o Brasil estão engajando cientistas a explicar as suas motivações para apoiar a vacinação
Naísia Xavier
Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de diversos estados do Brasil estão aderindo à campanha “Vacina Sim”, lançada pela FAP de São Paulo, a Fapesp. A FAP de Alagoas, Fapeal, lançou a campanha em seus perfis nas redes sociais nesta quinta-feira, (04/1).
A iniciativa consiste de vídeos curtos, nos quais cientistas e inovadores das mais diversas áreas explicam suas motivações pessoais e intelectuais para aderirem à vacinação, e porque acham que todos os brasileiros, em devidas condições de idade e saúde, deveriam receber as vacinas, consideradas a melhor opção, no momento, para o enfrentamento à pandemia de Covid-19
Os vídeos serão publicados semanalmente no perfil do Instagram @fapeal.br, sendo disponibilizados para compartilhamento também através de outros canais. Confira a estreia neste link.
Incentivo
Levando em conta a crise de saúde pública, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas também concedeu apoio institucional ao projeto de extensão “Real News”, no perfil do Instagram @realnews.projeto.
Coordenado pelas pesquisadoras Cristiane Monteiro (doutora em imunologia), Cynthia Mafra (mestra em Alergia e Imunopatologia) e Vânia Simões (mestra em medicina tropical), com a colaboração dos médicos Marcos Gonçalves e Fernando Maia, também se trata de uma iniciativa que utiliza o audiovisual e as redes sociais para combater as fake news acerca da vacinação contra a COVID-19, elaborada pela Liga Acadêmica de Imunologia Aplicada à Clínica Médica do Centro Universitário Cesmac (LAIM), também com a colaboração da Liga Acadêmica de Imunologia Clínica e Alergia da Universidade Federal de Alagoas (LAICA).
Educação
Durante a pandemia, a fundação lançou seu próprio boletim noticioso em vídeo, para promover divulgação científica e educação cidadã. Desde junho de 2020, o “Minutos da Ciência” é publicado todas as sextas nos canais institucionais da Fapeal e da Fapeal em Revista. Só em 2020, o produto de comunicação havia ultrapassado as 15 mil visualizações no Instagram, nas suas primeiras 27 edições.
Nesta sexta, 05/02, às 18h, estreia a edição nº35, dedicada ao tema “edema linfático”.