Bolsistas prestam assistência técnica aos produtores da agricultura familiar e bovinocultura de leite
Naísia Xavier
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (emater) realizaram nesta terça-feira (24), Seminário de Avaliação dos projetos de assistência técnica em extensão rural, realizados em Alagoas, em 2020.
Os profissionais que recebem bolsa conjunta das instituições apresentaram seus resultados e receberam o feedback de avaliadores ligados à pesquisa em Ciências Agrárias: Antônio Santiago, da Empraba e Valdevan dos Santos da Unversidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca. Os presidentes dos órgãos Adalberon Sá Junior (Emater) e João Vicente Lima (presidente interino da Fapeal) também estiveram presentes no evento.
Os dados apresentados dizem respeito ao fomento financeiro das atividades produtivas da agricultura familiar; criação de gado para leite; políticas públicas de segurança alimentar e apoio à agricultura familiar; comercialização dos alimentos dos pequenos produtores do estado; organizações sociais para fortalecê-los e, claro, produção de conhecimento sobre as atividades do campo.
O destaque fica para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em parceria com o Governo Federal. Também com o objetivo da segurança alimentar nacional, ele beneficia diretamente os agricultores familiares e pessoas em situação de vulnerabilidade nutricional e socioeconômica.
Confira os principais resultados apresentados à Fapeal pela Emater, que também incluem o acesso das famílias atendidas às principais políticas públicas nacionais e estaduais para os pequenos produtores:
PAA – 255 toneladas de alimentos adquiridos; 83 municípios beneficiados em Alagoas; 1.586 famílias atendidas, e 221 unidades recebedoras.
Bovinocultura de Leite – Abrange os municípios de Belo Monte, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro e Minador do Negrão: 330 produtores de 11 associações foram atendidos em 6 municípios, entre 2019 e 2020. As ações resultaram em 990 vacinações contra brucelose; 440 diagnósticos de vacas gestantes; 295 atendimentos veterinários; 140 orientações de boas práticas na ordenha e 105 para manejo nutricional dos rebanhos.
Apoio à organizações sociais e produtivas – Os processos de organização busca uma meta de sustentabilidade, ao promover a qualificação de agricultores familiares e incentivar a geração de emprego e melhoria renda e qualidade de vida, estimulando a construção e consolidação do associativismo e cooperativismo, ao apoiar a criação e legalização de organizações sociais rurais. Neste sentido, foram atendidas 119 organizações sociais em todo o estado.
Projeto Lagos Do São Francisco AL – O projeto incorpora a pesquisa e a transferência de tecnologia às atividades de assistência técnica e extensão rural. Beneficia os produtores agropecuários por meio da implantação e monitoramento de campos de Aprendizagem Tecnológica (CATs) e Unidades de Produção e Beneficiamento. 74% das ações se concentraram na recuperação de áreas degradadas, 24% no setor agrícola e 2% no setor pecuário.