Publicações selecionadas em editais são da Ufal e Uneal
Naísia Xavier
O Governo de Alagoas, através da sua Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal) divulgou nesta-sexta, 16/4, o resultado final do Edital de Apoio à Edição e Publicação de periódicos científicos.
Periódicos científicos são as revistas nas quais os pesquisadores publicam o resultado de seus estudos em forma de artigo, depois da avaliação de colegas da mesma área, com a devida competência, num processo conhecido como peer review (avaliação por “pares”, no sentido de iguais, no mesmo nível).
A partir daí, o conhecimento se expande, tanto pelo mundo, através do diálogo se abre com outros especialistas no assunto, quanto se tornando acessível para o público em geral, através de ações de comunicação para como o jornalismo científico e inciativas diversas para divulgação e popularização da ciência.
As revistas alagoanas selecionadas são dedicadas às áreas de Ciências Agrícolas, Ciências da Informação, Geografia, História, Educação, Economia, Sociologia e Letras e Linguística, Antropologia e Saúde.
O resultado completo pode ser conferido em https://www.fapeal.br.
Dez das onze publicações pertencem à programas de pós-graduação vinculados à Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) conseguiu apoio para o periódico Diversitas Journal, que enfatiza discussões sobre ensino, cultura, ciências diversas e multidisciplinares.
Os recursos concedidos pela Fapeal serão utilizados para melhoria dos padrões editoriais das revistas. A qualidade e o poder de influência nacional e internacional desse tipo de publicação é um ponto avaliado pelo Ministério da Educação na hora de garantir o funcionamento e os recursos federais de manutenção dos programas de mestrado e doutorado nas universidades públicas e privadas do Brasil.
Com este apoio, a Fapeal auxilia os programas de pós-graduação em Alagoas a criarem condições de alçarem e manterem-se no mesmo nível de outras instituições no país e no exterior.
Resultados
O presidente interino da Fapeal, professor João Vicente Lima, lembra que essa é a terceiro edição do “edital que vem ajudando a consolidar os periódicos alagoanos, “e a gente já tem alguns resultados no sentido da maior procura de pesquisadores do Brasil pelos periódicos alagoanos, devido à melhoria da qualidade dos periódicos”, declara o gestor.
“Isso apoia e ajuda os programas de pós-graduação no sentido de reforçar suas redes nacionais, e nesse sentido, favorece os pesquisadores alagoanos a publicarem fora: O periódico que cada programa tem cria uma espécie de reciprocidade, uma condição muito importante de interação, com outros programas e outros pesquisadores do Brasil (…) então, no médio prazo, nós esperamos que todos os periódicos alagoanos venham a estar em Qualis superiores nas suas áreas respectivas da Capes. Então, a Fapeal vê com muito bons olhos a evolução dos periódicos, nos últimos anos, em função desse edital de apoio”, explica o professor João Vicente.