O Pibic Jr foi executado em parceria com o Sebrae, em escolas Sesi/Senai do Cambona e do Benedito Bentes
Naísia Xavier
A Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas realizou, online, o seminário virtual do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr. Fapeal/Sebrae), nos dias 18 e 19 de maio. O edital de 2020, inédito até então, destinou a bolsas desse programa que já é tradicional e consolidado para uma área diferente: a inovação tecnológica e o empreendedorismo.
Foram escolhidas para o experimento as escolas Sesi/Senai do bairros Cambona e Benedito Bentes, em Maceió, por causa da maturidade dos programas de pesquisa e desenvolvimento com que envolvem os jovens do Ensino Médio, através de projetos que já foram vencedores de várias competições científicas e tecnológicas nacionais na última década, com destaque para as áreas de robótica, novos materiais e soluções inovadoras.
O edital, de 2019 selecionou 28 projetos, envolvendo 19 orientadores docentes, além das esquipes discentes. Esses alunos, durante 24 meses, construíram aprendizados teóricos, práticos, inovadores e empreendedores, através dos produtos e soluções que desenvolveram ou, pelo menos, cuja viabilidade concreta de prototipação e/ou comercialização foi investigada.
Outro ponto forte foram as áreas de atuação, alinhadas com as principais tendências de tecnologia e mercado na atualidade. Mesmo assim, a avaliação de mérito do edital não deixou de fora os melhores projetos de ciências humanas, linguagens e artes, também essenciais a uma formação eficiente, versátil e criativa.