O professor Fábio Guedes tratou de pautas em comum com Uneal, Uncisal, Ufal e Ifal
Naísia Xavier
O Governo de Alagoas, através da sua Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal) convidou os dirigentes das universidades públicas do estado para discutir perspectivas a respeito do financiamento à ciência e inovação, de forma que a continuar solidificando ações em parceria com a comunidade acadêmica local.
Os reitores da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Instituto Federal (Ifal) foram recebidos pelo diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes e pelo diretor executivo de CT&I, professor João Vicente Lima.
“Foi uma reunião muito produtiva na qual nos conseguimos discutir o cenário do financiamento à CT&I no país e o cenário em Alagoas, e tocamos em vários assuntos de interesse comum, especialmente neste momento tão difícil do país”, explica Guedes. “Conversamos sobre como as instituições podem se unir em prol de estratégias e ações par continuarmos avançado na área de CT&I no estado”, resumiu o gestor.
Estiveram presentes na ocasião os professores Odilon Máximo e Anderson Barros, respectivamente Reitor e vice-reitor da Uneal; Henrique Costa, (Uncisal), Josealdo Tonholo (Ufal) e Carlos Guedes de Lacerda (Ifal). Também particupou da reunião a professora Eunice Palmeira, pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e inovação do Ifal.
A Fapeal fornece auxílio à pesquisa e bolsas, da iniciação científica ao pós-doutorado, para todas as universidades mencionadas.
A parceria mais recente com o Ifal se trata de um programa de iniciação científica júnior voltada à inovação, com bolsas para os estudantes do Ensino Médio e verba para orientação de projeto, nas escolas Sesi/Senai da Cambona e do Benedito Bentes.
Proposta
O reitor da Uneal, Odilon Máximo, sugeriu a criação de um Conselho de Reitores das Universidades Públicas de Alagoas cuja proposta é consolidar as instituições, apoiar-se mutuamente e criar ações de cooperação em áreas, como pesquisa e pós-graduação.
Leia mais sobre a reunião: No site do Ifal; (clique) No site da Uneal. (clique)