Programa Centelha II AL vai apoiar a criação de até 60 novas startups no Estado
Naísia Xavier
O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) anunciam evento para lançamento do Programa Centelha AL, segunda edição.
Em dezembro de 2019, Alagoas provou numericamente sua vocação empreendedora: O estado foi o segundo colocado de todo o Brasil em número de ideias inovadoras submetidas, com 1.234 delas, vindas de 59 municípios do estado.
Destas, 28 foram selecionadas para se tornarem novas startups, recebendo auxílio financeiro, capacitação empreendedora e bolsas para alavancar os seus negócios. O resultado disso pode ser acompanhado nas matérias que a Fapeal vem publicando sobre as empresas, no website www.fapeal.br e nos perfis das redes sociais.
E, em 23 de outubro, vem aí o lançamento do Programa Centelha Alagoas, segunda edição, às 15h, no Centro de Inovação de Jaraguá e no Canal Oficial da Fapeal no Youtube.
Logo após, o professor Fábio Guedes Gomes recebe a mesa magna “Academia e Inovação”, da qual participam o diretor-presidente da Finep, General de Divisão Waldemar Barroso; o presidente do Confap, professor Odir Dellagostin e o pesquisador da Ufal, professor Pierre Escodro.
Nesta edição, poderão ser apoiadas até 60 ideias inovadoras, com potencial para se tornarem empreendimentos de sucesso. O orçamento para o edital engloba R$2 milhões do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (concedidos através da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep) e R$666 mil do Governo de Alagoas, através da Fapeal. Negocia-se ainda, para este edital, o aporte de mais meio milhão de reais por parte da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, a Sudene.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae AL) é coexecutor do Programa no estado. O Instituto Euvaldo Lodi Alagoas (IEL AL) e Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) são os intervenientes locais.