DestaqueNotícias

Pesquisadora do Cesmac está entre os 25 pesquisadores mais influentes de Alagoas

Professora Sônia Ferreira recebe apoio da Fapeal em projetos de pesquisa para o SUS

Naísia Xavier

Sônia Ferreira. Foto: Cesmac

A professora Sônia Ferreira, do Centro Universitário Cesmac ocupa a 21º posição entre os pesquisadores de Alagoas citados no AD Scientific Index, um raking que fornece a classificação e a avaliação de cientistas em disciplinas e ramos acadêmicos em 13,6 mil universidades, 206 países, em regiões e no mundo.

Ele mostra os coeficientes de produtividade total e dos últimos cinco anos para cientistas com base nas pontuações do índice h da Web of Science, que identifica produtividade e impacto de artigos, o índice i10, que ranqueia artigos com mais de 10 citações e a popularidade no Google Scholar.

Odontóloga e doutora em Ciências, Sônia Ferreira é docente de graduação e Coordenadora no Programa de Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde no Centro Universitário Cesmac. Seu foco científico e profissional está em situações de câncer de boca e no controle de infecção e manifestações bucais de doenças sistêmicas.

Atualmente, como pesquisadora, ela recebe apoio do Governo de Alagoas através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal), com um projeto no Programa de Pesquisa para o SUS, PPSUS, com o título “Câncer de boca: diagnóstico precoce e cuidado dos agravos resultantes do tratamento oncológico usando produtos tecnológicos à base de própolis vermelha de Alagoas”

Outros seis pesquisadores do Cesmac são citados no índice: o professor Rodney Kozlowiski, doutor em parasitologia veterinária; o professor Euclides Trindade Filho, doutor em neurociências; o doutor em Educação Física João Paulo da Silva; a doutora em Psicologia Evanisa Brum; o professor Sérgio da Silva, mestre em engenharia metalúrgica e o médico Gustavo Gomes, com produção científica voltada à Covid-19.

O professor Rodney Kozlowiski também conta com o apoio da Fapeal, em estudos sobre o complexo Lagunar Mundaú Manguaba; o professor Euclides Trindade Filho já colaborou com a Fapeal na avaliação de projetos na área da saúde. Gustavo Gomes foi bolsista de iniciação científica pela Fapeal.