Covid-19NotíciasNovidadesParceiros

Fapeal vira tema de artigo publicado em livro do Ciseco

Publicação resgata os 30 anos da Fundação, além de citar os desafios de se fazer ciência no período atual e o compromisso do Governo de Alagoas no fomento à pesquisa

Deriky Pereira

A comemoração dos 30 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) foi tema de artigo publicado em livro lançado recentemente pelo Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (Ciseco). A obra intitulada como “Pandemia e produção de sentidos: relatos, diálogos e discursos” é fruto de um trabalho desenvolvido a partir das adversidades impostas pelo período pandêmico por conta da covid-19, sobretudo do isolamento social.

Em “Os 30 anos da Fapeal e a ciência em tempos de pandemia”, os autores Deriky Pereira, João Vicente Lima e Manoella Neves, apresentam um breve resumo dos 30 anos de história da Fapeal, destacando os investimentos da Fundação para promover a Ciência, a Tecnologia e a Inovação (CT&I) em Alagoas. A situação orçamentária do segmento, a partir dos cortes sequenciais promovidos pelo governo federal, e os esforços do Governo de Alagoas em garantir o fomento à pesquisa no estado também são apresentados na publicação.

“Na contramão dos cortes em recursos voltados à ciência, Alagoas, por sua vez, vê na Fapeal a garantia da continuidade de diversos estudos científicos que são realizados dia após dia. Desde 2015 até setembro de 2020, quando completou 30 anos, a Fapeal já somava em torno de R$ 75 milhões investidos em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), com a promessa de mais R$ 30 milhões até 2022”, destaca esse trecho do artigo publicado no livro do Ciseco.

Popularização da ciência e compromisso com a comunidade científica alagoana

O artigo também apresenta instrumentos que a Fundação utiliza para popularizar a ciência. Além das matérias produzidas e publicadas em seu site oficial e da Fapeal em Revista – que teve sua produção suspensa por conta da pandemia – a equipe de Comunicação intensificou a presença nas redes sociais com a criação do Minutos da Ciência, projeto semanal e multiplataforma com informações sobre a Fapeal e CT&I nos âmbitos local e nacional, além do combate à desinformação.

“É pensando nisso que os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores, somado ao trabalho de divulgação desempenhado pelos meios de comunicação precisam, cada vez mais, caminharem de mãos dadas para que, consequentemente, a população tenha acesso direto à informação que, muitas vezes, beneficia a ela mesmo”, diz outro trecho da publicação.

O compromisso com a comunidade científica alagoana e como a Fapeal visa excelência no serviço prestado à sociedade foram outros pontos discutidos na publicação. “Além da gestão e segurança de seus produtos e processos em benefício da sociedade para, assim, tornar-se reconhecida como uma instituição estratégica no desenvolvimento econômico, científico e tecnológico de Alagoas prezando sempre pela ética, transparência, valorização de pessoal e proximidade”, encerram os autores.

Sobre o livro

Por conta da pandemia, o Ciseco suspendeu a realização de seu evento presencial e, durante o ano de 2020, lançou o Ciseco Entrevistas com encontros virtuais entre pesquisadores e profissionais de diferentes áreas, com a finalidade de dialogar sobre a pandemia e os sentidos por ela produzidos no contexto social em convergência com a Semiótica e a Comunicação.

A obra, organizada por Aline Weschenfelder, Antônio Fausto Neto, Antônio Heberlê, Inesita Araújo, Laura Guimarães e Pedro Russi, com o selo da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), é composta por artigos resultantes das conversas realizadas naquele projeto, bem como da transcrição de algumas entrevistas em capítulos como “Pandemia e aprendizados nos cenários institucionais”, “Pandemia e midiatização da ciência, Pandemia, discursos midiáticos e sentidos e dentre outros.

Você pode ter acesso ao artigo, a partir da página 359 do livro, clicando aqui.