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Governo de Alagoas apoia revista científica sobre educação

“Debates em Educação” é publicada pela Ufal e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa

Naísia Xavier

 

Desde 2016, o Governo de Alagoas vem apoiando revistas científicas locais através de editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal). Na última edição foram selecionadas 11 desses periódicos, ligados aos programas de mestrado e doutorado das universidades.

A importância dessa iniciativa, em conjunto com outras ações de apoio à  ciência, tecnologia e inovação (CT&I) é fundamental para que as universidades de Alagoas continuem tendo condições de cumprir as metas e alcançar os indicadores avaliativos que influem na distribuição dos recursos federais para as instituições de ensino federais, especialmente a partir do Ministério da Educação (MEC).

Um exemplo é o caso da revista “Debates em Educação”, ligada ao Cedu Ufal, que subiu cinco posições no sistema de classificação Qualis, da Capes, passado de B5 (periódico de média relevância) para A2 (periódico de relevância internacional), na área temática “Educação”, de acordo com com avaliação de Meio-Termo. A2 é a segunda melhor classificação, do índice com sete posições. Os índices A são aplicados apenas às revistas internacionalizadas.

De acordo com a pesquisadora Deise Juliana Francisco, editora da revista de 2015 a 2021, com os recursos da Fapeal desde 2016, foi possível “contar com apoio de profissionais e com aumento da quantidade de artigos publicados. A dedicação de profissional de secretariado para ajudar na tramitação e na busca de indexadores, bem como pagamento do DOI”, ou seja, o identificador universal de periódicos na internet.

Atualmente, a revista é editada pela professora Inalda Santos, doutora em Educação. Ela comenta que a revista têm publicado textos do país inteiro, e trabalhado frequentemente na linha de dossiês temáticos.

“Quando a gente trabalha com dossiês temáticos, já há uma orientação para os organizadores para que esses textos consigam atender a uma diversidade de regiões do país, de diferentes instituições, e, se possível, também incentivar e fazer o convite para que a gente possa ter textos publicados em outras línguas; temos, mas ainda em número reduzido; eu reconheço que esse ainda é um desafio para a nossa revista”.

O critério “internacionalização” é uma das principais orientações do MEC através da Capes, e é citado pela maioria dos programas de pós-graduação da Ufal como um dos pontos mais árduos de serem implementados.

Publicamos alguns textos em inglês, italiano, espanhol; a gente tem conseguido, mas só alguns”, acrescenta a editora. “Então, estamos nesse esforço, pelo menos nos dossiês, de fazer esse convite: que os organizadores também façam contato e convidem autores estrangeiros, e pessoas também que possam traduzir o seu texto para outra língua”.

A professora Inalda Santos também destaca a contribuição da equipe editoral da publicação. “A gestão da revista acontece dentro de um trabalho coletivo, que envolve diretamente professores do nosso programa de pós-graduação. Temos o trabalho de editoria, de secretaria, de edição de texto. A revista resulta de uma equipe que vem se envolvendo, se dedicando, para poder melhorar e para que a revista seja conhecida e acessada por todos.

Para além disso, o pesquisador Izidro dos Anjos, que compõe a equipe da Revista, também acrescenta: “escrita e publicação de artigos é uma das formas de divulgação do conhecimento científico produzido no interior das universidades públicas brasileiras. Dentre as contribuições, os artigos produzidos podem nos ajudar na construção do que chamamos de ‘estado da arte’ de uma determinada área. Além disso, o artigo científico é um gênero textual específico e, nesse sentido, é importante que estudantes da graduação e da pós-graduação tenham a possibilidade de exercitá-lo, tendo, inclusive, o orientador ou a orientadora como parceiros mais experientes de escrita.

Outra aspecto interessante é a possibilidade da aprendizagem de emissão de pareceres, pois, do meu ponto de vista, um bom parecer deve contribuir para que o texto científico ganhe densidade e qualidade, ou seja, mesmo que o parecer não seja favorável à publicação, é importante quem o recebe possa aprender algo com ele”.

Publicando três edições ao ano, no momento, a Revista “Debates em Educação” cita a Fapeal como único sponsor (financiador). O acesso ao periódico é aberto e gratuito, através de licença Creative Commons.