Programa Mulheres Inovadoras 2022, da Finep, premiará startups comandadas por mulheres
Naísia Xavier, com informações da Finep
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), lançou edital do Programa Mulheres Inovadoras 2022.
O prêmio é um incentivo a startups brasileiras lideradas por mulheres, com o objetivo de contribuir para o aumento da representatividade feminina no empreendedorismo nacional, através da capacitação e do reconhecimento.
Em sua terceira edição, a chamada irá agraciar 15 startups, três em cada região do País, com o prêmio de R$ 120 mil; as inscrições permanecem abertas até o dia 11 de abril. Serão agraciadas três empresas na região Nordeste.
A seleção se dará em duas etapas: Aceleração e Banca Avaliadora. A Aceleração é o processo que prepara as startups para se apresentarem competitivamente no mercado. A agenda de atividades inclui mentorias individuais e palestras. Para essa primeira fase serão escolhidas seis empresas no Nordeste. Como conclusão desta etapa, cada concorrente deverá fazer a apresentação de seu plano de negócio a uma banca avaliadora, quando também se conclui a segunda fase do processo seletivo.
As bancas examinadoras serão regionais. A Finep/MCTI busca projetos que desenvolvam regionalmente tecnologia e modelo de negócios inovador ou produtos, serviços ou processos marcadamente inovadores, produzidos a partir de novas tecnologias ou da integração daquelas existentes, mas que contenham desenvolvimento novo.
São elegíveis startups que possuam pelo menos uma mulher entre seus empreendedores em função executiva ou gerencial. Mas, atenção! Não basta um nome feminino figurando entre os sócios para que a empresa possa se candidatar. Essa mulher precisa ter participação societária igual ou superior às participações individuais dos demais empreendedores.
Se não tiver, a soma das participações femininas no empreendimento deve ser pelo menos igual à soma da participação dos demais sócios. Além disso, as mentorias do programa Aceleração são dirigidas especificamente às gestoras e executivas. Homens nesse processo, só os analistas da Finep ou palestrantes.
O cronograma e todas as informações estão disponíveis no Edital, no site da Finep.
O Prêmio Mulheres Inovadoras tem como apoiadoras a Oria Capital, a RME – Rede Mulher Empreendedora, a Sororitê e o Founder Institute.
Saiba mais assistindo o evento online promovido pela Finep em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal).
O Edital Finep para mulheres empreendedoras, é mais uma iniciativa, divulgada pela Fapeal, que se soma aos esforços para diminuir a desigualdade histórica de gênero e promover a diversidade entre nossos empreendedores. Os benefícios desse edital incluem aceleração e premiação em dinheiro. Eu acredito que mulheres têm múltiplas inteligências e seremos capazes de ocupar cada vez mais lugares de liderança, seja na política, no setor público e, claro, no setor privado.”
Juliana Khalili, assessora de Projetos Especiais e Inovação da fap.