A fundação abriga o ponto de presença, em Alagoas, da rede que foi pioneira da internet no Brasil, e fornece conectividade veloz para as universidades públicas
Naísia Xavier
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal) e Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino Pesquisa (RNP) em Alagoas (PoP-AL) lamentam o falecimento de Tadao Takahashi, fundador da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, aos 69 anos, nesta quarta, 06/4.
Takahashi foi um pioneiro da internet pública no Brasil, e da própria implantação de rede mundial no Brasil, tendo sido eleito em 2017 para o Internet Hall of Fame (uma espécie de prêmio Nobel da Internet), por ter sido “instrumental para o planejamento e implementação” dela no país. Ele dirigiu a RNP de 1988 a 1996.
A RNP é responsável pela conectividade veloz nas universidades e nas principais instituições de pesquisa no país, e foi a primeira rede do Brasil. O PoP-AL é sua representação em Alagoas.
Abrigado pela Fapeal desde 2007, o ponto de presença beneficia 32 clientes, incluindo todos os campi da Ufal, Ifal e Uneal e Uncisal na capital e no interior, e órgãos como o Hospital Geral do Estado (HGE), a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), à qual Fapeal é vinculada, a Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e a Fudação Universitária de Desenvolvimento, de Extensão e Pesquisa (Fundepes).
Relevância
Georginei Souza Neri, coordenador administrativo do PoP-AL e Assessor Executivo de Gestão Interna da Fapeal, explica que a importância que a RNP tem para Alagoas é semelhante à importância que tem para o Brasil:
“Nem a universidade e nem o próprio Estado eram assistidos por uma internet de qualidade, a RNP trouxe isso. O Tadao, que veio a falecer, foi alguém que inovou, desenvolvendo a ideia de uma instituição que cuidasse dessa conectividade a nível nacional”, explica o gestor.
“Alagoas foi beneficiada com a presença da RNP na Universidade Federal e, nos últimos, 16 anos, aqui na Fapeal. Com isso, a gente favoreceu a universalização da inclusão digital, principalmente através das universidades, já que elas tiveram o processo de interiorização. A RNP, hoje, chega em 100% dos campi universitários espalhados pelo estado, com internet de qualidade”, pontua Neri.
Em novembro de 2021, a conectividade oferecida pelo PoP-AL recebeu upgrade de 1000%, com o aumento do link, que passou de 10 para 100 gigabytes. A métrica de expansão em Alagoas é para até 208 clientes públicos.