DestaqueNotícias

Secti e Fapeal apoiam Encontro Especial Janeiro Branco AL

O evento, organizado pelo Café Psi e pelo Conselho Regional de Piscologia, é gratuito e acontecerá neste próximo sábado (21), no CIPT, Jaraguá;

Naísia Xavier

A Lei 7.984, de 23 de janeiro de 2018 instituiu a campanha “Janeiro Branco” no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Alagoas, como mês dedicado a ações educativas sobre a importância da prevenção para a saúde mental.

Neste sentido, o governo estadual, através da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), firmou parceria com o Conselho Regional de Psicologia da 15ª Região (CRP15) e com o Café Psi, para promover um momento de discussões qualificadas sobre o tema.

O evento é gratuito e aberto ao público, convidando especialmente participantes da área da saúde, com foco em profissionais da Psicologia e da Assistência Social e estudantes com interesse no assunto. O “Encontro Especial Janeiro Branco Alagoas” acontece neste sábado, no Centro de Inovação Tecnológica de Jaraguá, a partir das 8h da manhã.

As palestras principais serão do Psicólogo Leonardo Abraão, o fundador da campanha Janeiro Branco em âmbito nacional, que vai discutir o assunto de forma ampla, e da assistente social Tereza Cristina Tenório, pesquisadora do tema, cuja abordagem trará o foco para a realidade de Alagoas, quanto aos dilemas e perspectivas sobre saúde mental no estado.

Equilíbrio

O tema do “Janeiro Branco” para 2023 é “A vida pede equilíbrio”. A campanha, anual, foi lançada oficialmente em Alagoas em 2017, coordenada pela psicóloga e professora universitária Janaína Diniz, através da sua iniciativa “Café Psi”. Ela explica que o objetivo do movimento é construir uma cultura de psicoeducação e contribuir para as políticas públicas:

“É mais uma oportunidade para abrir espaços, dialogar e provocar a sociedade, instituições, poderes públicos, e trazer à tona essas discussões técnico-científicas”, explica.

“Muitas vezes, a gente percebe que o sofrimento, com ou sem transtorno mental, pode ser prevenido e melhor conduzido. A partir do momento em que se conhece a realidade, e que se conversa sobre essas questões, conseguimos prevenir, combater e criar estratégias com profissionais habilitados. É preciso, de fato, colocar a saúde mental em evidência”, pondera a profissional.

Janaína Diniz observa, ainda, que principalmente após a pandemia da Covid-19, há uma situação de aumento considerável dos casos de depressão e ansiedade:

“A Organização Mundial da Saúde vem nos desacomodando, no sentido de que a gente precisa fazer algo e combater, inclusive, a discriminação, o preconceito e os estigmas, que fazem com que as pessoas deixem de buscar esses cuidados emocionais e psíquicos, por meio do desconhecimento sobre a saúde mental”, declarou a psicóloga.

Programação

A mesa de abertura do “Encontro Especial Janeiro Branco AL” conta, também com as presenças do Secretario Estadual de CT&I Silvio Bulhões, do presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, do psicólogo Leonardo Pedrosa, presidente do CRP15, e do deputado Ronaldo Medeiros, autor da lei estadual sobre o Janeiro Branco e da psicóloga Janaína Diniz, precussora da campanha Janeiro Branco em Alagoas.

A programação completa está disponível neste link.

Saiba mais

O Café Psi é um encontro periódico de profissionais e estudantes da Psicologia e áreas interdisciplinares, que chegará, neste sábado, a sua 21ª edição. A inciativa discute questões relevantes para a toda a sociedade, saindo da formalidade dos muros das faculdades, e abrindo um espaço para trabalhar temáticas sobre o comportamento humano e saúde mental, levando o público a uma postura mais proativa, onde todos possam interagir, para falar de assuntos sérios com descontração, mas preservando o rigor teórico-científico da Psicologia.

Serviço
Encontro Especial Janeiro Branco AL
Sábado, 21/01/23, às 8h
CIPT Jaraguá, Rua Melo Póvoas, 110
Entrada franca