NotaNotícias

Falece pesquisador alagoano

clique para ampliar

Alagoas se despede hoje de um dos seus grandes pesquisadores, dedicado às Ciências Humanas e Sociais.

Luís Sávio de Almeida, historiador, dramaturgo e ativista, uma referência intelectual, faleceu essa manhã, abrindo uma enorme lacuna na comunidade acadêmica e científica.

Devotado aos estudos da formação alagoana, especialmente relacionados à história da classe trabalhadora e as nossas origens étnicas, prof. Sávio de Almeida deixa um conjunto de obras que norteará, durante ainda muitas décadas, o desenvolvimento da educação e desenvolvimento científico, não somente em Alagoas, mas no país também.

Um docente da Universidade Federal de Alagoas, que cultivou proximidade com as comunidades afro-brasileira, indígenas e operárias, Luiz Sávio de Almeida também contribuiu com a gestão pública estadual, tendo exercido cargos como o de Secretário de Estado da Educação e diretor da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

Além de ter sido um dos pioneiros na criação da pós-graduação em Ciências Sociais da Ufal, Sávio foi um dos artíficies da especialização em História de Alagoas no Ifal, marcando uma contribuição significativa também para a formação e contemporaneidade das intituições educacionais no estado.

O professor Sávio era um entusiasta das atividades da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas, tendo contribuído fortemente para a consolidação do órgão.

É com muito pesar que recebemos essa triste notícia e, em nome de todos e todas que fazem a Fapeal, nos solidarizamos com os familiares, amigos e toda a comunidade acadêmica e científica de Alagoas.

Fábio Guedes Gomes
Diretor-Presidente da Fapeal

 

A Fapeal recomenda a leitura de memorial escrito pelo professor Bruno Cavalcante: Sobre Luís Sávio de Almeida