Notícias

Minutos da Ciência comemora três anos de existência

Programa semanal apresenta conteúdos científicos de maneira mais popular e informal para a sociedade alagoana

Deriky Pereira

Deriky Pereira e Tárcila Cabral

Popularização científica em prol da sociedade alagoana. Essa é uma das missões do Minutos da Ciência, programa semanal produzido pelas equipes de Fapeal em Revista e da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) que nesta segunda-feira (5) chega ao programa de número 139 e comemora três anos de existência.

Para esta edição, os apresentadores fizeram um breve retrospecto de alguns dos episódios mais antigos do programa e também apresentaram a pergunta: O que você faria se tivesse 44 mil minutos? Essa pergunta, no entanto, não surge do nada: Ela faz importante alusão ao tempo de duração que o Minutos da Ciência tem quando somados todos os programas desde sua estreia.

“Eu sinto que trabalhar no Minutos [da Ciência] me fez crescer profissionalmente e aprender muito, além da experiência de produzi-lo que também contribuiu bastante para o meu lado profissional”, explica Tárcila Cabral, apresentadora do programa. A fala foi reiterada por Deriky: “O Minutos [da Ciência] me mostrou que eu poderia fazer algo que não acreditava que conseguiria. É um aprendizado diferente, um desafio, inclusive, a cada edição. Sou grato em poder participar deste projeto”, disse.

Como tudo começou

Em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretava que o mundo fora acometido por uma pandemia e o isolamento social era uma das formas de conter a transmissão do novo coronavírus. Um mês depois, as equipes iniciaram algumas reuniões para saber como atuar frente a esta situação. Num primeiro momento, cogitaram-se transmissões ao vivo na rede social Instagram com os dois perfis: @fapeal.br e @fapealemrevista.

No entanto, como seria algo experimental, foi decidido que o ideal seria iniciar de maneira gravada, com roteiros previamente elaborados pelo jornalista Deriky Pereira e supervisionados por Naísia Xavier, assessora de Comunicação da Fapeal. E assim segue até o presente momento. Os programas são gravados semanalmente – em algumas ocasiões, durante a semana, os apresentadores chegam a gravar três ou quatro edições – e elas são exibidas aos domingos, tanto nos perfis do Instagram quanto no canal do YouTube de Fapeal em Revista.

Apresentação e colaboradores

A estreia do Minutos da Ciência, em 5 de junho de 2020, foi comandada por Deriky Pereira e Tárcila Cabral, que permanecem na apresentação até hoje. Mas o programa já contou com as participações de Ana Carolina Dantas e Eloisa Ferreira – que integram o grupo de colaboradores da Fundação.

O Minutos da Ciência também contou com a colaboração do designer Jeroan Herculano, responsável pela parte visual do programa e de Mateus Alves, que atuava como relações públicas do órgão e participou de duas temporadas – ambos, inclusive, atuavam na Assessoria de Comunicação da Fapeal.

Assista as edições anteriores do programa Minutos da Ciência clicando aqui.