Iniciativa contou com as participações dos docentes Alane Cabral, Reginaldo Petroli e Sandra Mary Vasconcellos, da Ufal
Deriky Pereira
Projetos coordenados por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas, contemplados no Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau-AL), além de fomento do Ministério da Saúde e parceria com o CNPq, participam da nova temporada de uma série especial em formato audiovisual produzida pela Fapeal em Revista.
Para esta edição, foram selecionados três projetos, sendo um deles intitulado: Impacto da suplementação de N-acetilcisteína (NAC) sobre biomarcadores séricos e desfechos perinatais em gestações com pré-eclâmpsia, coordenado por Alane Cabral, docente da Faculdade de Nutrição (Fanut) da Ufal.
Outro projeto selecionado foi Contribuição da orientação dietética sobre a Obesidade, Marcadores Inflamatórios e de Estresse Oxidativo em Pacientes Obesos Sobreviventes de Infarto Agudo do Miocárdio e Acidente Vascular Encefálico Atendidos em Serviço de Referência do SUS do Estado de Alagoas, por Sandra Mary Vasconcellos, também da Fanut.
Por fim, será a vez do projeto Distúrbios da Diferenciação do Sexo em Alagoas: Da Atenção Primária ao Diagnóstico e Tratamento Multidisciplinar, coordenado pelo professor Reginaldo José Petroli, vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas.
Episódios no ar
O primeiro episódio, que pode ser visto aqui, fala sobre os benefícios da N-acetilcisteína (NAC) na gestação. Apesar de ainda permanecer pouco compreendida na literatura, a fisiopatologia da pré-eclâmpsia (PE) envolve processos que podem se manifestar por meio da complicação direta no desenvolvimento e crescimento placentário e fetal, aumentando o risco de desfechos maternos e infantis.
Por isso, o estudo coordenado pela pesquisadora Alane Cabral e desenvolvido em parceria com o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) sugere que a NAC possa atuar positivamente melhorando os efeitos dessas alterações fisiológicas da doença e, consequentemente, reduzir as repercussões perinatais.
Já o segundo episódio fala sobre a relação entre eventos como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto com a alimentação cardioprotetora. A obesidade carrega uma carga importante de fatores de risco estabelecidos para doenças cardiovasculares e está diretamente relacionada com os desfechos de elevada morbimortalidade cardiovascular.
Pensando nisso, o estudo coordenado pela professora Sandra Mary tem como objetivo verificar a contribuição da orientação dietética cardioprotetora sobre a obesidade e marcadores inflamatórios e de estresse oxidativo em pacientes obesos atendidos no Hospital Geral (HGE) e o Hospital Metropolitano, que são serviços de referência do SUS no atendimento aos pacientes que passaram pelos eventos estudados.
Outros episódios
Os outros episódios da série especial deverão ser divulgados até o dia 3 de outubro, véspera do Seminário Final de Avaliação dos Projetos PPSUS, cuja realização se dará entre os dias 4 e 5. Além desses, outros 22 serão avaliados por um pesquisador ad-hoc que acompanhará o mérito técnico-científico das pesquisas e um especialista da Secretaria de Estado da Saúde que avaliará a relevância sociossanitária dos projetos.
Todos os episódios da série, tanto da primeira quanto desta nova temporada, podem ser vistos no canal do YouTube da Fapeal em Revista disponível aqui.