Professor Fábio Guedes apresentou dados para uma plateia interessada em negócios e sustentabilidade
Naísia Xavier – texto; João Monteiro – fotos
O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), professor Fábio Guedes, foi um dos palestrantes convidados no Summit Executivo Sustentabilidade e Negócios 2023, que está sendo realizado no hotel Jatiúca até esta sexta-feira (10). Ele falou sobre as políticas de inovação no estado de Alagoas.
“Nós sempre discutimos a importância do desenvolvimento econômico, social e ambiental. E para termos desenvolvimento econômico precisamos fazer com que o sistema produza não somente mercadorias, mas também bem estar para a sociedade. E a produção será muito melhor qualificada se ela também incorporar ciência e inovação tecnológica, e é o papel da universidade formar pessoas para fazer isso. Não só para pensar o mundo e fazer somente ciência. Mas formar profissionais pra resolver os problemas de desenvolvimento econômico e também os problemas que a natureza e o planeta estão enfrentando, especialmente causados pelas mudanças climáticas”, afirmou.
A palestra do professor Fábio Guedes foi inserida na mesa redonda “Políticas Públicas: Iniciativas, Investimentos, Oportunidades”. Segundo ele, muitos jovens têm um anseio de ter os próprios negócios, mas isso não significa estar aderente a tudo que o mercado quer ou deseja. “Mas (ter) também negócios que dão uma contribuição enorme, não somente para a economia, mas também uma contribuição social, uma contribuição ambiental, uma série de consequências que podem resultar na melhoria da qualidade de vida da população”, observou.
“Nosso maior desafio em Alagoas é melhorar o nível educacional. Para a gente pensar nas economias exportadoras do futuro, precisamos de gente, e gente bem-formada. Não dá para improvisar. Isso vai ajudar muito a gente pensar essas economias. Estamos com um desafio enorme agora, que é a questão da mudança climática, da transição energética, a questão ambiental, a questão de novos nichos de mercado. Mas já temos condições de interpretar e conhecer isso e inclusive de propor políticas públicas, para a gente tentar se inserir nessa discussão”, declarou o presidente da Fapeal.
Viviane Gurgel, especialista em Políticas Públicas e Gestão Sustentável e o Gerente do Escritório de Estudos Econômicos do Banco do Nordeste, Marcos Falcão, dividiram o painel. A moderação foi de Keylle Lima, diretor técnico do Sebrae em Alagoas.
O Summit é uma inciativa do Movimento Alagoas Competitiva (MAC). O evento é gratuito, com inscrições obrigatórias e vagas limitadas. A programação desta sexta (10) pode ser conferida no site da Fapeal.