DestaqueNotícias

Projetos apoiados pelo Governo de Alagoas ganham destaque no Trakto Show

Financiadas por Secti e Fapeal, ações inovadoras em ciência e educação demonstram relevância para o ecossistema de negócios

Naísia Xavier

Projetos premiados. Foto: Manuel Henrique

O Governo de Alagoas foi patrocinador Master da edição 2023 do principal evento de marketing de negócios do estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal). O Trakto Show: Business Paradise aconteceu no Café de La Musique, bairro Pescaria, entre os dias 14 e 16/12.

Na ocasião , foram premiados, docentes e projetos do Programa de Iniciação Científica Júnior, no qual são apoiados 100 projetos em escolas de Ensimo Médio da rede estadual e do Instituto federal de Alagoas, cada um deles com um professor orientador e 10 alunos bolsistas do Ensino Médio, além dos participantes voluntários. As premiações foram apresentadas pelo CEO da Trakto, Paulo Tenório, e pelo empreendedor social Tiago Silva, conhecido como “Mochileiro pela Educação”.

Na categoria “Boas Ideias Não Têm Idade”, os projetos “Introdução à computação quântica no Ensino Médio: para a alfabetização científica e tecnológica”, orientado pelo professor Anderson Buarque, na Escola Estadual Marcos Antônio Cavalcanti Silva, em Maceió; “Produção de papel a partir de bagaço de cana-de-açúcar”, orientado pelo professor Felipe de Andrade, na Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima, também em Maceió; e “O uso de garrafas pet recicladas como matéria prima para impressora 3D na impressão de kits de robótica”, orientado pelo professor Marcones Silva, na Escola Estadual Senador Rui Palmeira, em Arapiraca.

Tiago Silva, Gabriela Rossiter, Luana Tavares, Jocimara Reis e Paulo Tenório. Foto: João Monteiro

A categoria “Professor de Impacto” destacou as professoras Gabriela Rossiter, da Escola Estadual José Correia da Silva Titara, realocada do Cepa para o município de Marechal Deodoro, que orienta o projeto “Risco de contaminação de alimentos comercializados em bancas de cocadeiras, segundo conhecimentos, atitudes e práticas autorreferidas de manipuladores de alimentos”; Jocimara Reis, orientadora do projeto “Olimpíadas como oportunidade de intervenção social”, na Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos em Maceió; e Luana Tavares, orientadora do projeto Retalhos da vida: captação de histórias de vida de artistas e mestres da cultura alagoana como forma de preservação de Memórias”, na escola Estadual Rocha Cavalcanti, em União dos Palmares.

Educação

A professora Gabriela Rossiter, Mestra em Nutrição e Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente,  da Universidade Federal de Alagoas explica:  “Fui para o Pibic Jr. com o interesse de unir dois mundos, a universidade e a escola pública, e mostrar para a escola pública o quanto eles são capazes, aonde eles podem chegar, e foi aí que surgiu o projeto: Nosso principal objetivo era ver o conhecimento dessas cocadeiras com relação às boas praticas de fabricação de alimentos e tentar ajudar a melhorar a fabricação, em relacão a essas boas práticas”. Sobre o reconhecimento durante o Trakto Show, ela disse, ainda: “ É de extrema importância para mim, porque mostra o esforço que a gente teve, e que todo esforço de todo professor, seja nessa função que eu estou exercendo agora, seja em qualquer outra função, deve ser reconhecido”, declarou.

A jovem cientista Bruna Tenório, do projeto “Produção de papel a partir de bagaço de cana-de-açúcar”, diz que sempre se interessou muito por pesquisa científica, e comenta: ˜Desde que eu conheci o projeto, foi uma expansão que mudou totalmente a minha vida, é simplesmente incrível o reconhecimento, as práticas, o aprendizado, foi tudo muito bom”. Ela pretende ingressar na Ufal e seguir carreira científica: “Espero que eu tenha um futuro ótimo e também que o projeto vá bem, em frente”, planeja a estudante.

O diretor executivo de CT&I da Fapeal, professor João Vicente Lima,  diz que “foi uma grande satisfação selecionar alguns projetos de professores e alunos e dar para eles a publicidade que eles merecem. Professores e professoras dedicados, alunos muito empenhados e que provam que o edital Pibic Jr. está gerando alguns dos resultados que nós mais queríamos: no meio dos alunos, está criando um estímulo muito importante, ajudando que eles ressignifiquem a vida escolar e redimensionem suas próprias vidas, e os projetos têm mostrado isso de uma maneira definitiva. E os professores têm encontrado no ambiente do edital e do programa também o apoio para reorganizarem os projetos, e conseguem passar com muita garra, com muita vontade, para os alunos, o entusiasmo deles, a vontade de apoiá-los, e de um crescimento que a gente vai colher os frutos, em verdade, logo, logo, bem aqui, bem ali, em alguns anos”, comemora o gestor.

Negócios

Outra iniciativa apoiada por Secti e Fapeal que levou sua premiação ao palco principal da Arena Trakto foi a Liga dos Campeões do Circuito Alagoano de Startups. As ganhadoras foram as Equipe Coroas do Sertão, Equipe Reuse Organic e Equipe Mais Value, respectivamente, em primeiro, segundo e terceiro lugar.