Financiadas por Secti e Fapeal, ações inovadoras em ciência e educação demonstram relevância para o ecossistema de negócios
Naísia Xavier
O Governo de Alagoas foi patrocinador Master da edição 2023 do principal evento de marketing de negócios do estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal). O Trakto Show: Business Paradise aconteceu no Café de La Musique, bairro Pescaria, entre os dias 14 e 16/12.
Na ocasião , foram premiados, docentes e projetos do Programa de Iniciação Científica Júnior, no qual são apoiados 100 projetos em escolas de Ensimo Médio da rede estadual e do Instituto federal de Alagoas, cada um deles com um professor orientador e 10 alunos bolsistas do Ensino Médio, além dos participantes voluntários. As premiações foram apresentadas pelo CEO da Trakto, Paulo Tenório, e pelo empreendedor social Tiago Silva, conhecido como “Mochileiro pela Educação”.
Na categoria “Boas Ideias Não Têm Idade”, os projetos “Introdução à computação quântica no Ensino Médio: para a alfabetização científica e tecnológica”, orientado pelo professor Anderson Buarque, na Escola Estadual Marcos Antônio Cavalcanti Silva, em Maceió; “Produção de papel a partir de bagaço de cana-de-açúcar”, orientado pelo professor Felipe de Andrade, na Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima, também em Maceió; e “O uso de garrafas pet recicladas como matéria prima para impressora 3D na impressão de kits de robótica”, orientado pelo professor Marcones Silva, na Escola Estadual Senador Rui Palmeira, em Arapiraca.
A categoria “Professor de Impacto” destacou as professoras Gabriela Rossiter, da Escola Estadual José Correia da Silva Titara, realocada do Cepa para o município de Marechal Deodoro, que orienta o projeto “Risco de contaminação de alimentos comercializados em bancas de cocadeiras, segundo conhecimentos, atitudes e práticas autorreferidas de manipuladores de alimentos”; Jocimara Reis, orientadora do projeto “Olimpíadas como oportunidade de intervenção social”, na Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos em Maceió; e Luana Tavares, orientadora do projeto Retalhos da vida: captação de histórias de vida de artistas e mestres da cultura alagoana como forma de preservação de Memórias”, na escola Estadual Rocha Cavalcanti, em União dos Palmares.
Educação
A professora Gabriela Rossiter, Mestra em Nutrição e Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente, da Universidade Federal de Alagoas explica: “Fui para o Pibic Jr. com o interesse de unir dois mundos, a universidade e a escola pública, e mostrar para a escola pública o quanto eles são capazes, aonde eles podem chegar, e foi aí que surgiu o projeto: Nosso principal objetivo era ver o conhecimento dessas cocadeiras com relação às boas praticas de fabricação de alimentos e tentar ajudar a melhorar a fabricação, em relacão a essas boas práticas”. Sobre o reconhecimento durante o Trakto Show, ela disse, ainda: “ É de extrema importância para mim, porque mostra o esforço que a gente teve, e que todo esforço de todo professor, seja nessa função que eu estou exercendo agora, seja em qualquer outra função, deve ser reconhecido”, declarou.
A jovem cientista Bruna Tenório, do projeto “Produção de papel a partir de bagaço de cana-de-açúcar”, diz que sempre se interessou muito por pesquisa científica, e comenta: ˜Desde que eu conheci o projeto, foi uma expansão que mudou totalmente a minha vida, é simplesmente incrível o reconhecimento, as práticas, o aprendizado, foi tudo muito bom”. Ela pretende ingressar na Ufal e seguir carreira científica: “Espero que eu tenha um futuro ótimo e também que o projeto vá bem, em frente”, planeja a estudante.
O diretor executivo de CT&I da Fapeal, professor João Vicente Lima, diz que “foi uma grande satisfação selecionar alguns projetos de professores e alunos e dar para eles a publicidade que eles merecem. Professores e professoras dedicados, alunos muito empenhados e que provam que o edital Pibic Jr. está gerando alguns dos resultados que nós mais queríamos: no meio dos alunos, está criando um estímulo muito importante, ajudando que eles ressignifiquem a vida escolar e redimensionem suas próprias vidas, e os projetos têm mostrado isso de uma maneira definitiva. E os professores têm encontrado no ambiente do edital e do programa também o apoio para reorganizarem os projetos, e conseguem passar com muita garra, com muita vontade, para os alunos, o entusiasmo deles, a vontade de apoiá-los, e de um crescimento que a gente vai colher os frutos, em verdade, logo, logo, bem aqui, bem ali, em alguns anos”, comemora o gestor.
Negócios
Outra iniciativa apoiada por Secti e Fapeal que levou sua premiação ao palco principal da Arena Trakto foi a Liga dos Campeões do Circuito Alagoano de Startups. As ganhadoras foram as Equipe Coroas do Sertão, Equipe Reuse Organic e Equipe Mais Value, respectivamente, em primeiro, segundo e terceiro lugar.