DestaqueNotícias

Consórcio Nordeste lança recomendações científicas para atuação em áreas sociais e econômicas

Câmara Técnica de Ciência e Fomento ao Conhecimento, responsável pelo documento, é coordenada pelo presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes

Naísia Xavier

O Consórcio de Governadores do Nordeste, através de sua câmara temática de Ciência e Fomento ao Conhecimento, lançou o documento “Ciência, Tecnologia e Inovação para os principais desafios do Nordeste”. O trabalho teve a participação de quase 100 pesquisadores da região, e de diversas instituições, com o objetivo de contribuir com a Conferência Regional de CT&I e sugerir políticas públicas e estratégias.

Reunião na sede do Consórcio Nordeste, em Brasília

Esta publicação inicial cobre sete temas de impacto socioeconômico e de interesse para o desenvolvimento: “Energias Renováveis e Biocombustíveis”, “Recursos Hídricos e Pesquisas Oceânicas”, “Biomas, Biodiversidade e Mudanças Climáticas”, “Universidades, Pós-graduação e Responsabilidade”, “Biotecnologia e Produção de Alimentos”, “Empregabilidade e Fixação de Talentos” e “Tecnologias Sociais e de Combate à Pobreza”.

Desde julho de 2023, o professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), atua como coordenador técnico da Câmara de Ciência e Fomento ao Conhecimento. “Esses temas são de relevância para os governadores da região, e estamos já preparando uma nova discussão, dos temas que ficaram de fora nesse momento. Então, é um documento histórico, porque vai contribuir com uma parte da visão da comunidade científica e acadêmica do Nordeste para a Conferência Regional de CT&I, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A Câmara Temática do Consórcio Nordeste marca um grande momento nas discussões dessas áreas na região”, comentou o gestor.

O professor João Vicente Lima, docente da Universidade Federal de Alagoas e diretor executivo de CT&I da Fapeal participou, como pesquisador, da seção “Universidades, Pós-graduação e Responsabilidade”. Além dele, mais cinco pesquisadores atuantes no estado contribuíram para a publicação: Valmir Pedrosa, Vandick Batisa, Anderson Araújo e Leonardo Leal, também da Ufal, e Jessé Marques, do Centro Universitário Cesmac.

O documento foi lançando em reunião no dia 12/3, na sede do consórcio em Brasília, e pode ser baixado no neste link.