Programa mostra que fevereiro foi o mês mais quente em âmbito global
Deriky Pereira
Que o calor tá mostrando a que veio a gente já percebeu… Tanto que o mundo vem registrando aumentos consecutivos de temperatura. Fevereiro, inclusive, foi o mês mais quente já registrado em âmbito global, ao atingir temperatura média de 13,54°C, segundo dados do Copernicus, a agência climática da União Europeia.
Pensando nisso, o Minutos da Ciência desta semana trouxe o assunto em pauta para mostrar alguns dos pontos que explicam os motivos desse aumento de calor. Durante o programa, os apresentadores comentam o tema e falam sobre o que os climatologistas cravam: o aumento das temperaturas é reflexo da mudança climática causada pela ação humana com a emissão de dióxido de carbono e metano, provenientes da queima de carvão, petróleo e gás natural, por exemplo.
Além disso, o programa também comenta sobre o fenômeno El Niño, que pode causar temperaturas médias sem precedentes até julho deste ano em regiões como Amazônia, Mar do Caribe e no Alasca, como mostrou estudo recente publicado no periódico Scientific Reports.
Clique aqui e acompanhe a edição 176 do Minutos da Ciência.
E para conferir as edições anteriores do programa clique aqui.