Profissionais qualificados serão habilitados para avaliação e acompanhamento de projetos fomentados pela Fundação
Tárcila Cabral / Ascom Fapeal
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), lançou na última sexta-feira (26), um chamamento público voltado ao credenciamento de consultores Ad Hoc. A publicação visa habilitar profissionais qualificados como avaliadores de mérito para propostas submetidas aos programas da Fapeal, mas também de avaliação de acompanhamento e execução de projetos e apreciação de impactos e resultados de programas. Para mais informações sobre a chamada acesse https://www.fapeal.br/ ou acompanhe a edição 183 do Minutos da Ciência sobre o tema.
A chamada pretende captar consultores para aperfeiçoar os processos e metodologias de avaliação, seleção e acompanhamento de programas e projetos fomentados pela Fapeal.
Os consultores aprovados podem esperar algumas atividades específicas que serão desenvolvidas, a exemplo de visitação técnica para análises, emissão de pareceres, desenvolvimento e participação em dinâmicas de acompanhamento e avaliação.
Este lançamento encaminha-se a manter uma postura de transparência e imparcialidade nas etapas dos programas desenvolvidos na Fundação, uma vez que os especialistas irão atuar no julgamento das propostas. Mas, para além disso, recomendarão o nível de excelência de projetos de alto nível a serem aprovados e conduzidos com o apoio da instituição.
Atividades ligadas ao edital
Para quem desejar se inscrever na chamada, é necessário ser maior de 18 anos, estar cadastrado na Plataforma Lattes, e nos casos dos projetos de inovação, deve possuir atuação e conhecimento técnico comprovados na área por Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) ou empresas e, nas avaliações de propostas científicas, é exigida titulação superior ao do coordenador do projeto a ser avaliado.
Resultado da chamada e vigência
O edital possui fluxo contínuo, o que quer dizer que, enquanto estiver vigente estará aberto para aceitar inscrições a qualquer tempo. As submissões devem ser realizadas através do sistema e-FAP, que serão aceitas e analisadas após 45 dias do recebimento das inscrições.
A lista final dos consultores credenciados será divulgada no site da Fapeal, lembrando que o programa terá a duração 48 meses, podendo ser prorrogado também por igual período.