Programa destaca que Estados Unidos torcem para o chamado Tempo Lunar Coordenado esteja vigente até 2026, entenda conosco
Deriky Pereira
Por que a Casa Branca quer que a Lua tenha seu próprio fuso horário? Foi com essa pergunta que os apresentadores abriram a edição 182 do Minutos da Ciência desta semana. O programa, exibido nas redes sociais de Fapeal em Revista e da Fapeal, destacou que essa relação se dá pelo fato de que na Lua o tempo passa mais rápido que na Terra. Dessa forma, o impacto é ainda maior quando se tentasse sincronizar naves espaciais.
E não para por aí: durante o programa, vimos que o tempo é medido na Terra por relógios atômicos localizados ao seu redor e que medem a mudança do estado de energia dos átomos para, assim, registrar o tempo em nanossegundos. E como a gravidade na Lua é mais fraca os relógios funcionam de forma diferente.
Assim, os Estados Unidos esperam que, até 2026, esse novo fuso, chamado de Tempo Lunar Coordenado, esteja pronto até 2026, quando farão uma nova missão tripulada à Lua, com a Artemis-3.
Clique aqui e confira a edição especial e intrigante do Minutos da Ciência desta semana para entender mais detalhes conosco sobre esse tema.
E para conferir as edições anteriores do programa acesse aqui.